Saco do Mamanguá, daqueles lugares que martelavam a mente há um bom tempo, chamando e cutucando para ir lá desbravar a região, ver de fato o que tanto despertava a boa curiosidade aventureira sobre este recanto em meio a Costa Verde do RJ.
Sabendo do local desde que ‘rapazote’, época em que estive na região de Ubatuba, a conversa de um ‘fiorde’ em terras tupiniquins deixou-me de orelha em pé, e ainda sabendo que o local é recheado de trilhas com uma Mata Atlântica muito bem preservada, com cachoeiras e ainda todo aquele marzão de meu Deus pela frente, tudo isso despertou o interesse pelo Mamanguá e adjacências.
Aproveitando uma viagenzinha ‘despretensiosa’ para a bela Paraty, arrumei logo um ‘rolézinho’ de lancha que de forma ‘sem querer’ adentrava pelo Saco do Mamanguá e que ainda por ‘coincidência’ parava na Vila do Cruzeiro, local de onde parte para a subida do majestoso e lindo Pico do Pão de Açúcar.
Partimos cedo caminhando pelas ruas históricas de Paraty em direção ao cais e sendo guiados pelo Luan, guia local e que conduziu muito bem esta aventura.
Alguns dias antes havia rolado uma das maiores ressacas no litoral por conta de ciclone extratropical, junto com um tempo fechado e que ainda estava provocando algumas chuvas e até um frio que nos pegou de surpresa, nada que fizesse a gente desistir.
Passamos por algumas ilhas, o mar azulado/esverdeado mostrava alguns cardumes de coloridos peixes, mas o que mais chamava a atenção era o recorte da paisagem, com picos elevados, rochas gigantescas que sobressaem por morros e que compõem toda a enseada que por sua vez é composta por 365 ilhas, cada uma mais bonita do que a outra.
Pelo caminho observa-se uma grande variedade de pequenas praias, porém verdadeiros aquários com suas águas límpidas, convite para um bom mergulho.
Ancoramos no cais da Vila do Cruzeiro e a só fizemos uma pausa para ir ao banheiro e já encomendar o nosso almoço para o pós trilha.
Caminhamos pela Vila do Cruzeiro e que já traz um encantamento único, lugar de morada de pescadores, com suas casas coloridas e a natureza bem preservada que emoldura todo o cenário, sem falar na praia que fica ali beirando a vila e o pessoal local que lhe dá sempre um bom dia com um sorriso.
A entrada da trilha já começa subindo e tem um único trechinho que você anda num plano e que deve ter uns 5m de trilha, o resto é só subida, tipo escadaria, porém para quem gosta é sem dúvidas um prato cheio para colocar o velho coração para trabalhar.
A trilha é linda e além de realizar boas paradas para observar a vegetação e o canto dos pássaros, aproveite sempre para dar uma respirada e aquela breve descansada.
A subida de fato só termina lá no Pico do Pão de Açúcar e quando você chega rola aquela supressa do tipo que faz você falar (mentalmente ou não) um palavrão de tanta beleza.
O visual vai além do Saco do Mamanguá, você consegue enxergar Ilha Grande, a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, Ilha do Algodão, outras ilhotas, Cajaíba, Paraty Mirim e mais um bocado de localidades. Sem dúvidas a melhor forma para ter noção de toda a área, sua imensidão e sua beleza.
Depois de curtir bom um tempo o visual do Pico do Pão de Açúcar chega a hora de descer e que vai no embalo, já pensando naquele almoço que deixamos reservado lá Vila do Cruzeiro.
Nem mesmo chegamos no restaurante o pessoal já veio trazendo aquele rango tão desejado, na ocasião uma lula com alguns frutos do mar, uns acompanhamentos para saciar aquela fome e aquele bom e velho suco de maracujá.
Na volta de barco ainda fomos conhecer a área de mangue do Saco do Mamanguá, passamos por outras ilhas e conhecemos algumas ‘plantações’ de algas.
Sem dúvidas o passeio vale muito a pena, foge dos passeios convencionais, aquelas escunas cheias de gente, som alto e toda ‘animação’ turística.
No outro dia ainda fomos conhecer a região de Trindade que fica ali pertinho de Paraty, com uma distância de quase 25Km percorridas por uma bela estrada, rapidinho chegamos em Trindade onde já de cara passamos na praia de Fora, Cepilho, Cachadaço, do Meio e saboreamos uma Tainha assada e deliciosa lá na Praia dos Ranchos para finalizar o dia.
Certeza sim de voltar a este pedaço do litoral, que traz uma variedade enorme de praias, trilhas, cachoeiras e todo o deslumbre pela imponente Mata Atlântica.
Próxima parada... aquela Ilha Grandona lá!!