Desde quando visitamos pela primeira vez a RPPN Linda Serra dos Topázios, ficamos com aquela vontade de voltar para pernoitar.
Com diversos atrativos naturais como cachoeiras, corredeiras, poços para banhos e belas trilhas, a RPPN merece sim ser visitada com mais tempo e com toda calma do mundo. A reserva é um exemplo de preservação e uma das pioneiras no assunto RPPN no estado goiano. Criada em 1994 por Jaime Sautchuk, possui 469 hectares que abrigam grande diversidade de flora, fauna e várias nascentes.
A RPPN é uma ilha de preservação em meio a grandes lavouras, perto da cidade e ainda rodeada de estradas e rodovias. Sem dúvidas a RPPN Linda Serra dos Topázios é um dos últimos abrigos para a fauna da região.
Chegamos na RPPN em uma manhã daquelas típicas de começo de estação das chuvas.
Época boa para caminhar, sem aquele calorzão, cerrado verdinho, água brotando do chão e sinais das chuvas que caíram na região. Realizamos a bela trilha indo até o Poço da Diretoria e depois seguimos até a Garganta onde as águas estavam avermelhadas das primeiras chuvas que vieram lavando a terra. Na volta tivemos ainda uma garoazinha para dar aquele clima especial na trilha, com a passarada, sapos e rãs cantarolando de alegria.
Regressando a base e foi só o tempo de chegar, tomar banho, colocar aquela roupa pós trilha e depois start na confraternização, um dos pontos fortes das nossas viagens. Galera curtiu de montão, a culinária de primeira, fartura, risadas, energia positiva, boa prosa e música de qualidade. A noite na RPPN sem dúvidas ficará gravada na memória dessa galera.
No outro dia foi sem presa e um café da manhã preguiçoso, mas depois, pé na trilha!
Fomos para o outro lado da RPPN indo até o Poção, no caminho encontramos o Hugo, biólogo que faz um trabalho na região de monitoramento de felinos e explicou como funciona este trabalho exemplar, o funcionamento da armadilha para a captura de animais e mais um série de informações enriquecedoras.
Chegamos no Poção e notamos que a água também estava avermelhada, marcamos um tempinho para descansar e voltamos até o Poço da Rosinha.
O céu estava quase sem nuvens e com o forte sol ao chegarmos no Poço da Rosinha foi um alívio dar aquele agradável mergulho.
Depois de curtimos bastante o local, voltamos para a base onde começou o ritual de arrumar as tralhas e ao mesmo tempo preparar aquele farto e saboroso almoço.
O almoço foi também fora de série, um churrasco de primeira e aquele saboroso arroz carreteiro. Barriga cheia e tudo arrumado, hora de voltar.
Sem dúvidas um final de semana especial, grupo disposto, animado, unidos e aquela parceria que sempre dá certo. Agradecemos a presença de todas as aventureiras e aventureiros que estiveram nesta viagem.
Além das viagens e cursos preparatórios para as nossas aventuras, também proporcionamos treinos, caminhadas e workshop's gratuitos e exclusivos para os participantes do grupo DOCERRADO.com no whatsapp.