De vez em quando juntamos alguns membros do grupo e realizamos reuniões técnicas e workshops. O 4º Workshop de 2018 foi uma oportunidade de realizar um bate papo, passar algumas informações básicas e experimentar a escalada indoor.
É normal é escutar de quem experimenta pela primeira vez a frase: “Achei que era mais fácil”... A escalada requer técnica, força e com certeza vai notar que colocou alguns músculos “esquecidos” para trabalhar. Quando tenta realizar uma via, duas ou mais logo percebe que a parada não é brincadeira, e que este esforço todo e a técnica pode lhe ajudar muito em outros esportes. O papo do Workshop foi esse, um elo entre a escalada, a caminhada, ou esportes em trilha como o mountain bike ou corrida em trilha, a tal da percepção de profundidade, a superação de obstáculos e outros tópicos que abriram uma serie de workshops que teremos pela frente.
As 9:30 a galera se juntou na Primata Escalada que possui uma estrutura espetacular para a prática, aprendizado e treino. E por falar em aprendizado a Primata está no mercado desde 2004 e são bem conhecidos pela atenção ao iniciante, boa didática e profissionalismo. Vá na fé que a galera de lá manda muito bem!
Depois daquela conversinha inicial, um alongamento e aquecimento o pessoal foi para o muro e ficaram até um bom tempo curtindo os desafios propostos pelas marcações de vias.
O esforço logo é sentido, e quem não pratica sente os braços pesados, sem força e alguns até param porque “já estão doendo”. A aula experimental serviu de teste para alguns, para outros serviu de experimento e outros pilharam na atividade e já estão se mexendo para realizarem aulas e treinos. Agradecemos a presença dos animados aventureiros e fiquem espertos que teremos a sequência deste workshop!
BENEFÍCIOS DA ESCALADA
Força: O aumento da força é um dos primeiros benefícios fisiológicos que ganhamos quando iniciamos na escalada. Isso acontece porque nosso corpo passa a recrutar fibras que estavam inativas fazendo com que a força aumente rapidamente. De maneira geral, a escalada trabalha o corpo todo, porém com ênfase nos músculos do antebraço, costas e pernas.
Resistência: Essa é uma valência muito trabalhada na escalada, seja ela indoor ou outdoor. O ganho da resistência acontece porque temos vias (caminhos) de várias intensidades e tamanhos, exigindo um bom condicionamento muscular. Porém, não podemos confundir o ganho de resistência de um escalador com o de um corredor. Na corrida, devido a demanda, as adaptações acontecem predominantemente no coração e pulmão. Já na escalada, a resistência é muscular, acontecendo diretamente no músculo atuante.
Flexibilidade: Devido à natureza do esporte, buscar um bom posicionamento corporal para executarmos corretamente alguns movimentos é uma realidade durante a escalada. Partindo do princípio que a flexibilidade é a capacidade do músculo em alongar-se, resultando num grande alcance de movimento, essa variável é de extrema importância na escalada. Durante a prática, um leve aumento da flexibilidade ocorrerá devido à exigência de alguns movimentos, porém de forma modesta. Por isso, é fundamental acrescentarmos um programa de treinamento de flexibilidade em sua rotina.
Força mental: “A prática esportiva é um meio de se preparar para a vida, por promover a capacidade de julgamento, habilidade de perceber as condições corretamente e a habilidade de reagir rapidamente a um ambiente mutável.” Fitz 1897.
Neste sentido, os desafios da escalada proporcionam ao praticante uma experiência única de desafio e enfrentamento de seus medos, levando-o a um nível superior de autoconhecimento e confiança.
Convívio social: Além de trabalhar corpo e mente, a escalada proporciona experiências incríveis em grupo. Além disso, viagens a lugares incríveis são rotina para toda a comunidade.
Relato: Flávio Martins Santos
> Aventuras > 2018 > Nº127