Depois de um final de seca trágico para o Parque Nacional das Chapada dos Veadeiros por conta dos incêndios que iniciaram no dia 10 de outubro e que afetaram 66.014 mil hectares, o equivalente a 28% da unidade, o parque foi reaberto no dia 1º de novembro e no dia 11 fomos realizar uma trilha beirando o Rio Preto.
A meta desta caminhada era fazer um treino em um percurso que totalizava mais de 20Km de trilhas e aproveitando as precipitações climáticas a chuva serviu como base para preparar o grupo para caminhadas e travessias em épocas de chuvas. Além do treino um dos objetivos foi ver como estava a região após os incêndios e como estava se recuperando com as primeiras chuvas.
Como o programado por volta das 9h iniciamos a trilha, a garoa caia mas não trazia preocupação para os integrantes do grupo. Seguimos firmes até a primeira ponte onde a chuva começou a cair mais forte. Todos bem equipados passamos direto pela entrada das Carioquinhas e só paramos no nosso primeiro objetivo que era a Travessia das Fiandeiras.
A essa altura a chuva estava mais forte e a quantidade água era tanta que formava riachos que correriam em direção ao Rio Preto. Realizamos uma parada para um lanche que por sorte tivemos uma trégua da chuva e depois viemos retornando passando e parando por poços e locais que passamos batidos quando fazemos a 7 Quedas.
Obrigado pela participação dos corajosos caminhantes que mesmo sabendo da possibilidade de chuva (e rolou 8h de chuvas na trilha) toparam este desafio e fizeram a trilha com apenas uma parada.
Congratulações as guerreiras e guerreiros:
Geraldo, Paula, Larisse, Marcela, Simone e Ricardo, Cesar e Erika, e a Carolzinha.
Que venham mais desafios!
Relato: Flávio Martins Santos
> Aventuras > 2017 > Nº117