Mari, 9 anos e 9Km


 Região: São Jorge - GO
 Locais: Caniôns 2 e Poço Encantado
 Data: 09/01/2017

Logo cedo, Mariana iniciava sua trilha no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros rumo ao Cânion 2 em um dia ensolarado e muito quente. Mari com seus 9 anos passou por incríveis paisagens, que ainda por conta das chuvas, a vegetação do cerrado estava verdinha e recheada de flores. Água brota da terra e vertentes de águas descem rumo ao Rio Preto por conta desta época, ótimo momento para refrescar um pouco o corpo. Alguns trechos de trilha passam por terreno pedregoso e faz com que a atenção seja redobrada, a criançada ainda não tem um estudo de terreno tão afiado quanto dos adultos e todo passo merece atenção.

A trilha até o Cânion 2 dá algo em torno de 9,2 Km. As paradas durante a trilha para as crianças são fundamentais e durante a caminhada é possível localizar alguns bons pontos de descanso com sombra. Chegando ao local você atravessa as rochas e se depara com o Cânion, onde a forte queda d’água é a atração em meio aquele corredor natural de rochas. Atenção redobrada, pois não existe cordão de proteção nos pontos de vista do Cânion! O poço possui alguns pontos com sombra, possibilitando curtir por horas a cachoeira e suas corredeiras. Depois da caminhada, boas nadadas, sol e um merecedor lanche, Mariana ainda arrumou uma boa pedra para tirar um cochilo com aquele som de cachoeira ao fundo. O retorno sempre parece que é mais perto, e a pequena aventureira completou sua vontade de ir curtir um dia no Parque da Chapada.

No dia seguinte nada de caminhada, e o Poço Encantado foi o local escolhido para ficar curtindo mais um dos belos locais desta rica região. São 52 Km de estrada asfaltada a partir de Alto Paraíso e o acesso fácil ao local é um dos motivos de ser tão procurado por quem visita a Chapada. Um grande poço é formado pela bela queda d’água em um largo paredão de pedra. Para ficar melhor ainda tem uma boa faixa de areia para poder descansar e fazer um lanche. O local também possui restaurante e banheiro.

Por se tratar de uma viagem onde o foco é a satisfação de uma criança o estudo dos locais e a capacidade da criança tem que ser observada, assim como detalhes antes do evento, durante e após. Antes de levar seu pequeno para uma aventura analise bem tudo, pois o objetivo principal é que eles realmente aproveitem bem o passeio, as paisagens, para aguçar sempre mais a vontade de conhecer o cerrado!


Relato: Flávio Martins Santos

> Aventuras > 2017 > Nº102