ROTEIROS CHAPADA DOS VEADEIROS

Foto: Caroline Constantino | Local: Trilha do Mirante da Janela

Protegida pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que recebeu os títulos internacionais de Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco), a Chapada dos Veadeiros fica sobre uma imensa placa de cristal de quartzo, e se destaca pela sua quantidade de cachoeiras, poços, cânions, nascentes de águas cristalinas, belas paisagens e trilhas memoráveis. A região pode ser dividida em três partes:

- Alto Paraíso: Ficando 243Km de Brasília até a porta de entrada da Chapada dos Veadeiros possui o ar esotérico e é tida como base para muitos visitantes por conta da estrutura da cidade. Uma mistura de pessoas de várias crendices, religiões e costumes a cidade possui inúmeros eventos recorrentes durante o ano onde assuntos como cultura, religião e misticismo fazem parte do calendário. Cachoeiras e atrações naturais próximas são as Cataratas dos Couros, Macaquinho e Macacão, já pertinho da cidade temos Loquinhas, Cachoeira dos Cristais, Anjos e Arcanjos e outras mais espalhadas na rica região.

- São Jorge: 258Km de Brasília é a porta de entrada do Parque Nacional, onde fica o centro de visitação e que dá acesso a trilha dos Saltos (120m e 80m), corredeiras, cânions, a espetacular Travessia das 7 Quedas e ainda outras atrações em áreas particulares como o Encontro das Águas, o famoso Vale da Lua, Cachoeira de Segredos e mais uma pancada de locais para você escolher. A vila de São Jorge possui uma noite mais "agitada" do que Alto Paraíso e a rua pricincipal fica movimentada a noite e no mÊs de julho a cidade lota com o Encontro de Cultura.

- Cavalcante: 310Km de Brasília, 109Km de Alto Paraíso e levando o título de a face norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Cavalcante possui inúmeros pontos para serem visitados. Cachoeiras famosas como Santa Bárbara, o complexo do Prata e outras como Ave Maria, Capivara, São Bartolomeu, Toca da Onça, Ponte de Pedra, Poço Encantado e muitas outras. Além das atrações naturais os visitantes podem conhecer a comunidade quilombola do Engenho, ou simplesmente curtir o rio Almas que passa na cidade e se preferir conhecer a cervejaria artesanal da região.

 

 
  DESCANSO
Se tiver que caminhar será o mínimo possível. Pelo acesso fácil aos locais acaba sobrando mais tempo para conhecer outros locais na Chapada. Ideal para quem deseja conhecer alguns locais sem fazer esforço sem deixar de visitar belos locais. Para descansar, ideal para crianças, para a melhor idade ou para você curtir as belas cachoeiras, paisagens e vivenciar a região.
       
    CLÁSSICOS
Falar que são os principais pontos não é valido, até porque todos os locais da Chapada possuem uma razão para visita-los e cada um com sua particularidade. As rotas clássicas são os locais mais conhecidos ou chamados de cartões postais da Chapada. O nível de caminhada vai de leve até moderado. Você tem a opção de realizar caminhadas mínimas ou aumentar o nível de esforço da sua aventura. Os roteiros são ajustáveis podendo incluir locais, aumentar a quantidade de dias ou fazer uma rota de acordo com o que você busca.
       
    AVENTURA
Aqui a beleza da Chapada ganha uma pitada de esporte, adrenalina, superação e uma vivência que faz sua viagem ser algo diferente do básico. Caminhadas curtas ou longas, com pernoite ou não, níveis de acordo com a capacidade de cada e uma assessoria que começa com os treinos e dá um suporte para que sua viagem seja bem realizada e de forma prazerosa. Pedalar por trilhas ou passeios contemplativos fazem parte dos planos para quem curte uma bike. Roteiros exclusivos que podem ser alterados de acordo com sua vontade.
       
    CAVALCANTE ...aguarde

CHAPADA DOS VEADEIROSAlto Paraíso - São Jorge - Cavalcante


MAPA