FOZ DO SÃO FRANSCISCO

Região: Piaçabuçu [AL] | Relato: Flávio Martins - 13/09/15

Aproveitando que ainda restavam alguns dias para curtir o litoral Alagoano resolvemos visitar o delta ou a foz do Rio São Francisco que fica aproximadamente uns 140Km de Maceió. Como base o barco parte da cidade de Piaçabuçu e navega aproximadamente 45 minutos até um ponto de parada onde ficam vendedores e outros barcos abarrotados de turistas.
A navegação é tranquila e animada pelos guias locais que contam historias sobre a região, informações sobre a vida dos ribeirinhos e colocam em cheque os reais benefícios da transposição do rio São Francisco.
A beleza do rio São Francisco e o cenário ao redor faz valer o passeio, e na área onde os barco param existem grandes dunas e uma praia de água doce que faz com que qualquer turista fique horas curtindo o local. A dica para fugir dos grupos de turistas é ir caminhando mais para o lado da foz, lá pode colocar uma canga na areia e ficar até o guia do barco chamar para o retorno que é fechado com um almoço “a vontade”, ou seja, depois de horas curtindo o passeio a fome é grande, então saiba que o retorno para Maceió será uma boa digestão.
Vale a pena fazer o passeio, no nosso caso fechamos com uma operadora que nos buscou bem cedo na porta do hotel e fomos com outros turistas. Caso tenha a oportunidade de poder ficar em Piaçabuçu e tentar curtir a região com menos turistas deve muito valer a pena, afinal o que estraga o cenário no delta é o alto numero de turistas perambulando pelas dunas e praias.

FOZ DO SÃO FRANSCISCO


VÍDEO