PORTO DE GALINHAS E MARACAÍPE

Região: Porto de Galinhas [PE] | Relato: Flávio Martins - 29/08/15

Desembarcamos no aeroporto dos Guararapes no Recife e partimos rumo a Porto em uma Van de uma empresa que realiza trânsfer diariamente e com vários horários no trecho aeroporto de Recife/Porto de Galinhas.
Viagem tranquila até Porto e fomos deixados na porta da pousada que foi a única desta empreitada a ser reservada com antecedência. Como chegamos à noite só foi o tempo de deixar as malas e ir bater pernas pelas ruas de Porto.

PRAIA DA VILA E BORETE
Porto de Galinhas tem como principal ponto de desembarque de turistas a praia onde ficam as piscinas naturais. Grupos de turistas atravessam um canal utilizando jangadas até uma bancada de recifes onde ficam poços com peixes coloridos. Opção alternativa, sem custo e que tem um deslumbre maior que o passeio convencional é ir mergulhando até a bancada e explorar outros lados da formação de recifes. Para quem possui mascara, snorkel e gosta de um mergulho vale a pena separar um tempo e realizar esta alternativa (Se liga na tábua de maré e possui canais com corrente no lado externo). Alternativa para evitar o tumulto das piscinas uma pedida é ficar no início do Borete onde o mar ainda não possui ondas e ainda possui algumas barracas vendendo rango e bebidas. Caso curta uma onda o Borete é uma opção mais fraca que Maracaípe e dependendo da situação rola umas marolas boas para Fun e Long.

MARACAÍPE E PONTAL
Aproveitando que a cidade tinha dado uma esvaziada e que a maré estava baixando fomos então passar um bom tempo no Pontal de Maracaípe. A bancada de areia que se forma na saída do rio estava muito grande em virtude da maré baixa, não tinha muita gente e apenas um vendedor ambulante montou uma banca para vender espetinho de camarão, queijo assado e cerveja gelada. Ficamos ali horas curtindo a tranquilidade e a imensidão de Maracaípe até Porto onde teríamos que ir caminhando. A caminhada foi tranquila até a barraca do Marcão onde fizemos uma breve parada. Ponto conhecido em Maracaípe este trecho rola umas ondas boas e fortes, sendo palco de vários campeonatos. Deslumbramos por um tempo a praia, tomamos água, fizemos amizade com um cachorro e partimos para o ultimo arranque até Porto. Uma caminhada boa que pode ser feita sem problema com a maré, do pontal até a praia da vila são aproximadamente 4Km.

PORTO DE GALINHAS E MARACAÍPECosta dos Corais


VÍDEO