PARAÚNA

Região: Paraúna [GO] | Relato: Flávio Martins - 14/06/15

Saindo de Brasília até Paraúna são aproximadamente 360Km por asfalto e em boa parte pista dupla. A cidade de Paraúna fica encravada em meio a formações rochosas apresentando um cenário diferente das habituais cidades da região. De Paraúna, o camping fica a 60Km da cidade. Conhecemos o local que possui uma lagoa bastante visitada e realizamos o churrasco de boas vindas que foi noite adentro com uma boa fogueira e a roda de conversa entre os amigos.

CACHOEIRA DO CERVO
Amanhece no camping e todos partem depois do café da manhã para conhecer a cachoeira do Cervo. Para chegar ate a cachoeira o aventureiro terá que percorrer aproximadamente 60Km de estradas de terras. Estrada tranquila para carros altos e se for 4x4 fica melhor ainda a brincadeira. Carros pequenos podem se arriscar, correndo o risco de cair em algum areão, onde precisará de habilidade para sair dos atoleiros. A cachoeira do Cervo pode ser vista de longe, com paredão de pedra e a bela queda d’água que logo te convidam para um banho. Lá você encontra o poço da queda e vários pequenos poços que são formados seguindo a pedreira abaixo. O local é muito bom para ficar por horas, é bom levar alimentação e bastante água para ficar despreocupado.

PONTE DE PEDRA
No outro dia partimos para a Ponte de Pedra. Lá podemos observar uma grande formação rochosa onde passa o rio que também leva o nome “Ponte de Pedra”. É uma grande galeria que possui algumas entradas e nascentes. Tomar banho no local merece cuidado com os grotões, então é bom evitar mergulhar em alguns locais.

CACHOEIRA DOS SONHOS, SERRA DA PORTARIA E PARQUE ESTADUAL
Ultimo dia e o corre para arrumar as tralhas iniciou cedo, e logo depois do café o grupo partiu por um “atalho” até a cachoeira dos Sonhos. A estrada de terra e a predominância de areia merece atenção para quem vai com carros sem tração 4x4, já perto da cachoeira os areões ficam mais densos.
A cachoeira possui uma sequencia de quedas, e nas rochas que margeiam o rio existem marcas que despertam curiosidade. O local possui poços para banhos, sempre importante levar mantimento e muito liquido. Depois de um bom tempo curtindo o local o grupo tocou de volta para Paraúna, passando pela Serra da Portaria e pelo Parque Estadual de Paraúna, que possui formações rochosas imponentes. Valem boas paradas para apreciar a paisagem e fazer diversas fotos.
Depois de curtir a região e costurar as estradas de terra em busca das cachoeiras, o grupo volta para Brasília, cansados, porém com a mente descansada!


VÍDEOS