SERRA DOS TOPÁZIOS

Região: Cristalina [GO] | Relato: Flávio Martins - 11/05/14

A ideia de ir conhecer a região de Cristalina é antiga, e depois de rodar bastante pelo lado norte do estado goiano aproveitamos um sábado ensolarado e partimos rumo a região da Serra dos Cristais. O foco desta vez foi visitar a RPPN Serra Linda dos Topázios, uma área preservada em meio a mineradoras, plantações de soja, e que hoje sofre a pressão da cidade que aos poucos vai comprimindo a RPPN por todos os lados.
Situada a 110km de Brasília, a RPPN serviu de modelo para que outras áreas seguissem a iniciativa de preservação adotando a ideia de criação de reservas particulares. Possui uma área de 500 hectares que fica entre o córrego Areião e o rio Topázios, formando em sua junção um grande cânion. Durante o curso do rio e do córrego são formados corredeiras, quedas d´água e poços para banho. As trilhas, na maioria das vezes não são bem definidas, passando por mato fechado e terrenos com muitas pedras. Com isso a caminhada leva um bom tempo e é recomendado que levem alimentos e bebidas para realizar a volta da RPPN. Outra dica importante é quanto as roupas que devem ser usadas para realizar a trilha. É recomendado utilizar calça e blusa de manga comprida, suas pernas e braços vão agradecer por evitar os espinhos e o mato que arranha e provoca muito coceira.
Para chegar a RPPN é simples, passando por Cristalina percorre-se um pequeno trecho de asfalto pela rodovia que dá acesso à cidade de Catalão. A entrada fica em uma estrada de terra ao lado direito, mais ou menos 5km. Nesta entrada existem algumas placas sinalizando o caminho da reserva. No local é cobrado uma taxa para visitação, não vendem alimentos ou bebidas. É possível pernoitar no local e também acampar. O local oferece banheiros, alojamento e cozinha, para isso existem outras taxas de permanência. Antes de ir para a RPPN é aconselhável que entre em contato com Sr. Jaime, proprietário da reserva.
Um local que tem suas belezas com águas límpidas e uma vegetação intocada, e por seu difícil acesso se torna um passeio reservado, sem grandes números de visitantes. Além da RPPN, a cidade também possui um comércio de pedras e cristais que vale a pena ser visitado.

SERRA DOS TOPÁZIOS


VÍDEO