TERRA RONCA

Região: São Domingos [GO] | Relato: Flávio Martins - 05/03/14

Saindo de Brasília o acesso é feito pela BR020 que seguindo até a cidade de Posse toma direção até a cidade de Guarani de Goiás, percorrendo 45Km de estrada de terra. O trajeto entre Guarani e o vilarejo São João recorta o parque estadual de Terra Ronca.

CAVERNA TERRA RONCA
Muito conhecida pela grande abertura e por sua extensão, a caverna Terra Ronca dá nome a região pelo barulho feito pela passagem do rio da Lapa em seu interior. Estalactites e estalaguimites são atrações durante todo o trajeto. Adiante ainda existem a caverna Terra Ronca II e uma trilha que leva o visitante até o alto da boca da caverna de Terra Ronca, mostrando a beleza do vale.

CAVERNA ANGELICA
Com entrada extensa e uma boa faixa areira forma-se uma praia na entrada da caverna. O numero de pequenos salões são maiores, assim como os detalhes e obras feitas pela natureza. Todos os salões merecem atenção especial, cada um com seu diferencial. Alguns possuem espelho d’água outros formações que emitem sons ao serem tocados sem falar das cores diferenciadas. Na estrada para a Angelica alguns atoleiros fizeram os 4x4 brincarem, o que se tornou uma diversão.

CACHOEIRA SÃO BERNARDO
Um poço grande com duas quedas d’água, uma cascata larga que forma uma piscina e um poço fundo e outra queda com uma forte bica que pode ser utilizada como um bom massageador. Como estávamos na época de chuvas o volume de água era forte e valeu a pena tirar um dia para ficar curtindo o sol e a cachoeira.

Realmente um local que vale a pena ser conhecido, não apenas pelas cavernas mas pela simplicidade da região. Vale resaltar o ótimo atendimento do pessoal da Pousada São Mateus. Mesa farta e culinária nota 10, além da simpatia de todos e boas acomodações. O grupo foi formado junto com amigos que possuem o prazer em pegar estradas de terras e que obstáculos sejam apenas motivo para diversão com seus 4x4, mais uma vez a união e camaradagem se fez presente nesta aventura.


VÍDEO