ITIQUIRA

Região: Formosa [GO] | Relato: Flávio Martins - 14/12/13

São 168 metros de queda o que dá ao salto do Itiquira o título de maior queda acessível da América Latina. É formada pelo rio com mesmo nome e que despenca do paredão do Vale do Paranã ficando a apenas 33Km de Formosa, e a 115Km de Brasília. O acesso é por estrada duplicada e em bom estado até Formosa, depois passando por dentro da cidade pega a GO116 até o parque municipal do Itiquira.
Na entrada do parque o visitante paga uma taxa e é proibido entrar com qualquer tipo de alimento e bebida. No Parque existe além da queda uma área para camping, chalés e estrutura de restaurante que serve comida típica da região. Outra opção de alimentação típica é na estrada entre Formosa e o parque. O acesso até o salto é feito por calçamento o que possibilita a qualquer pessoa chegar bem perto da queda.
A altura é tanta que a maior parte da água que despenca chega em forma de vapor. Seguindo o rio existem alguns poços e corredeiras que são os lugares onde as pessoas ficam tomando banho. Existe ainda a possibilidade de fazer a trilha até o alto da queda, uma subida boa que tem como recompensa o visual da região. Alternativa de aventura pela região é a trilha que sai do Indaiá e chega pelo alto do Itiquira, fazendo um belo percurso com um bom numero de cachoeiras e poços para banho. A área de camping, os chalés é um clube, mas quem não é sócio, paga um valor mais alto para utilizar a estrutura. Por possuir um lindo visual, acesso fácil e rápido saindo de Brasília e por ser um passeio agradável faz Itiquira ser uma boa opção de roteiro para um dia.

ITIQUIRA