BARRA GRANDE

Região: Barra Grande [PI] | Relato: Ricardo Campos - 07/01/11

Sinto-me bem com o pé na estrada, mal cheguei de uma trip pelo nordeste brasileiro e sinto uma vontade enorme de arrumar as malas. Foram 15 dias na Estrada, 5000 km rodados, algumas praias visitadas, novos amigos, muito sol, kite, comidas deliciosas e outras coisas boas da vida. Nossa viagem foi bem corrida, saímos de Brasília por volta das 4hrs do dia 07 de Janeiro de 2011. Tive que pegar a Raquel no trabalho e pegamos a estrada para Barreiras na Bahia. Chegamos lá por volta das 19hrs andamos um pouco e dormimos. Por volta das 2h da manha, sem conseguir dormir direito devido a tantos pernilongos e espirros da Raquel saímos com destino a Teresina. Chegamos à Teresina por volta das 8h da noite do dia 08, as estradas estavam uma maravilha, menos para um trecho de Bom Jesus - PI, 70 km sem estrada, ainda bem que estávamos de Troller, assim não perdemos muito o ritmo da viagem. Na manhã do dia 09 seguimos para Barra Grande. Por falta de tempo e escolha, preferimos não passar nas Sete Cidades – PI, lá possui um Parque das Sete Cidades, onde existem várias formações rochosas, banhos, cachoeiras, inscrições rupestres e diversos pontos de uma beleza exuberante e cercados de mistérios.

BARRA GRANDE
Após 340 km partindo de Teresina chegamos ao destino, e o primeiro comentário que vem a tona é: “Que Paraíso!”. Para nossa surpresa a pousada era mais linda pessoalmente. A primeira coisa que passou em minha cabeça foi: “Vou montar o kite e velejar!“. Afinal com ventos que sopram entre 18 e 30 Knots entre os meses de julho e janeiro e com um mar liso quase sempre é um convite inevitável para quem curte o Kite.
Situada na barra dos rios São Miguel e Cumurupim, a região toda é caracterizada por uma região pesqueira. Existem belas pousadas, imensos coqueirais e várias opções de caminhadas passando por belos lugares.

KITE POINTS
O vento sopra quase o ano todo, exceto nos meses de fevereiro, março e abril quando é o período chuvoso na região. Os principais pontos para a prática são:
Pontal - Mar flat e peque nas ondas durante a maré cheia;
Mangue Seco - Na maré cheia possui ondas e possui e vento side-shore;
La Boca - Um praia virgem, mar flat, mais de 2km de mar a dentro com profundidade média de um metro na maré baixa e solo arenoso;
Lado do Mangue - Entre dunas e florestas, flat total, um espelho d´agua que permite um velejo adentro dos igarapés.

Ficamos nove dias e com vontade de ficar mais dez. Velejamos muito todos os dias, além do kite fizemos passeios pelas praias vizinhas para conhecermos os arredores, como as praias: Praia Barbaço, da Itam, da Barrinha, Sardim, Morro Branco, do Cajueiro, Ponta do Saco (Barreira)

A VOLTA E SÃO LUIZ
Arrumamos nossas coisas e seguimos em direção ao Maranhão onde ficamos em São Luís na casa de nossos amigos JR e Cristina amigos que conhecemos em Barra Grande e nos levaram para um passeio pela cidade, o que nos deixou maravilhados com a a parte Histórica da cidade que é Patrimônio mundial, vale a pena conhecer.

KITE TRIPBarra Grande - PI