LAGOINHA

Região: Lagoinha [CE] | Relato: Flávio Martins - 27/06/10

Depois de indicações das belezas da praia da Lagoinha partimos pra uma visita a esta praia que merece destaque e fica a apenas 124Km de Fortaleza, situada no município de Paraipaba. A rota feita desta vez foi saindo pela CE-090 sentido Cumbuco, depois via CE-085 por São Gonçalo do Amarante, chegando assim em Lagoinha por estradas bem conservadas.

Na entrada de Lagoinha a parada obrigatória é o paredão de aproximadamente 50 metros de altura, que possui como vizinha uma duna de areias avermelhadas que emolduram o cenário juntamente com o tom azul do mar. Aproveitamos a parada para fecharmos o aluguel dos quadriciclos, assim partimos pela praia curtindo no caminho as pequenas piscinas formadas na maré baixa com suas águas mornas e transparentes. Seguimos pela trilha que leva até a lagoa de Almécegas, este trajeto é uma atração a parte, pois oferece uma boa diversão. Em determinado momento, subimos a duna mais alta da trilha, e o visual lá de cima fez todos pararem para deslumbrar a vista; de um lado a lagoa de Almécegas, de outro lindas dunas, e por trás destas, o esverdeado mar do Ceará. Seguimos então até a lagoa onde curtimos a queda d’água que é formada por uma pequena barragem, depois ficamos por um tempo mergulhando em suas águas doces. Na volta seguimos pelo mesmo trajeto curtindo novamente a trilha e as piscinas da praia, até chegarmos novamente em Lagoinha. Partimos então para o outro momento de maior espera em uma viajem que é a hora de matar a fome, e uma boa opção de pedida por estas bandas é o peixe cozido com molho de camarão ou assado servido na telha com camarões ao alho e óleo. A dica de escolha fica para o peixe denominado Cioba, Vermelho ou aqui também conhecido como Pargo. Depois de saborearmos as duas versões deste peixe e um bom papo entre amigos, chegou a hora de voltar para Fortaleza, mas fica certo que Lagoinha é um lugar que vale a pena até pernoitar.

DICAS
- A estrada possui poucos pontos bons para ultrapassagem e o trânsito não ajuda muito, então vá sem pressa e curta o visual, e para isso prefira ir e voltar ainda com a luz do dia.
- Evite ir para a Lagoinha aos domingos, pois excursões lotam a praia e a lagoa.
- Caso possua veiculo 4x4, faça o trajeto via praia e aproveite este passeio.
- Muitas barracas de praia não aceitam cartões.

LAGOINHA4x4


VÍDEO