FLECHEIRAS E MUNDAÚ

Região: Trairi [CE] | Relato: Flávio Martins - 05/03/10

Desta vez partimos para o litoral leste do estado do Ceará, mais precisamente para conhecer as cidades de Flecheiras e Mundaú. Saímos de Fortaleza e encontramos com nosso amigo Henrique logo após a ponte da Barra do Ceará onde seguimos rumo a CE-085 passando por São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Trairí, e depois de aproximadamente de 130Km chegamos ao entroncamento onde a sua esquerda segue para Mundaú e a direita segue para Flecheiras. Neste trecho o visual já mostra a beleza da região com suas dunas e uma extensa praia para ambos os lados. Chegamos a Flecheiras e partimos para arrumar uma pousada para pernoitarmos, optamos em alugar quatro quartos que formam um prédio individual, dessa forma ficamos em uma estrutura de lazer com piscina e churrasqueira exclusivas para o nosso grupo. Após arrumarmos as coisas decidimos ir curtir a praia de Flecheiras.

FLECHEIRAS
A praia de Flecheiras é uma praia extensa que possui alguns currais para pesca e em uma grande parte também existem os recifes que na maré baixa formam piscinas ideais para um bom mergulho. Recomendamos que leve material de mergulho, como máscara e snorkel, para curtir uma das atrações principais de Flecheiras. Ao longo da praia não existem muitas barracas, mas as que existem oferecem um cardápio variado e com preços convidativos. A cidade por sua vez, ainda não perdeu sua principal característica que é uma vila de pescadores tomada por pousadas que movimentam a cidade. A noite vale à pena dar uma caminhada até a pracinha onde se encontra a igreja de São Pedro e ficar por algum tempo ali curtindo aquele estilo de vida tranqüilo e se refrescando pelo vento constante que sopra do mar. Flecheiras é encravada entre as cidades de Mundaú e da vila de Guajirú, que são contornadas por diversas dunas que beiram as praias, e os coqueirais emolduram a paisagem contracenando com o azul do mar.

DE FLECHEIRAS A MUNDAÚ
Depois de uma noite tranqüila curtindo os amigos ao redor da churrasqueira, enquanto nosso amigo Bruno assava dois belos exemplares de peixes, decidimos que no dia seguinte iríamos fazer o trajeto Flecheiras a Mundaú via praia, cortando assim todo caminho via areia e fazendo algumas paradas ao longo das praias. No outro dia, sem pressa partimos rumo a Mundaú e via praia fomos de forma vagarosa, pois transitar pelas praias exigi cuidado redobrado por causa dos banhistas, não é a toa que alguns trechos de praias no litoral Cearense possuem placas informando a proibição do tráfego nestas áreas. Após um longo percurso seguindo pela areia com as viaturas, no meio do caminho encontramos uma carcaça de tartaruga marinha com um porte grande, mostrando que aquele litoral é ponto deste belo animal. Após alguns minutos chegamos então a Mundaú e partimos diretamente para conhecer o rio com o mesmo nome da cidade. O local se completa com uma linda paisagem formada pelas dunas ao fundo. Depois tivemos informações que neste rio a pesca esportiva acontece de forma tímida, pois não existe divulgação de guias ou qualquer estrutura para quem deseja fisgar um Robalo ou até mesmo um Tarpon. Depois de um tempo partimos a procura de um restaurante aos moldes do litoral Cearense, onde o prato principal é o bom e velho peixe, muito camarão e preços bons, e este local foi encontrado as margens da estrada, tendo como sombra cajueiros típicos da região. Mais uma vez uma viagem rápida, com preço bom e lugares lindos. Onde a amizade deste grupo fez a diferença, fazendo assim, mais planejamentos para uma nova aventura pelo estado do Ceará.

DICAS
Quando for se hospedar em pousadas próximas a praia, não esqueça de levar alguma forma de repelente contra mosquitos. Caso for percorrer as praias do estado do Ceará com seu 4x4, se informe antes dos locais permitidos, mesmo havendo placas de proibição. Procure saber também da tábua de maré para transitar pela praia com seu Off Road.

FLECHEIRAS E MUNDAÚ4x4


VÍDEO