PRAINHA

Região: Aquiraz [CE] | Relato: Flávio Martins - 26/07/09

Fortaleza passa a receber os turistas de forma constante a partir do mês de julho, quando as chuvas param, o sol começa a esquentar e a temperatura juntamente com a sensação térmica faz parecer que estamos nos 40º. Com esse calor as praias mais próximas de Fortaleza ficam lotadas, aumentando o preço dos produtos comercializados, as vagas ficam mais escassas e o "crowd" é inevitável. Para evitar esses problemas decidimos freqüentar a Prainha nos finais de semana.

COMO CHEGAR
Situada no município de Aquiraz, aproximadamente 25 minutos de Fortaleza, via CE-021 passando pela entrada do Beach Park, seguindo até o final da CE-027. Esta praia possui também como atração a estrada que mostra um visual contornado por dunas, o belo mar de fundo e o parque eólico da Prainha. Outra dica é sair bem cedo de Fortaleza, pois costuma formar um engarrafamento no semáforo do trevo da Avenida Washington Soares estendendo até a Avenida Maestro Lisboa.

A PRAINHA
A praia é calma, mas em algumas horas do dia a corrente é forte, fazendo com que os banhistas tenham um cuidado dobrado. Suas ondas variam de acordo com a maré e com os ventos, pois quando o vento é muito forte as ondas ficam quebradas, não realizando seqüencia, mas de qualquer forma vale a pena cair no mar para brincar. O fundo é de areia com algumas valas e pedras em alguns pontos. Para quem gosta de Off Road uma boa opção de passeio é fazer o percurso via areia, pegando a estrada de terra próxima a entrada do Beach Park própria para realizar este trajeto, pois o trânsito de carros na praia é proibido e de vez em quando existe a fiscalização na área. A Prainha também é famosa pelo artesanato de renda e também a vila dos pescadores que fica junto à foz do rio Catu. Aquiraz nasceu no ano de 1699 e foi a primeira vila da Capitania do Ceará, essa história pode ser conferida no museu de Artes Sacras e nas ruínas dos Jesuítas.

PRAINHAAquiraz