ITACARÉ

Região: Itacaré [BA] | Relato: Flávio Martins - 15/09/08

Pegando a estrada Off Road de volta para Itacaré deixamos a saudosa vila de Barra Grande, e logo que atravessamos o rio de Contas percorremos as pousadas na praia da Tiririca, mas os preços são os mais salgados, no centro o barulho e a agitação são os pontos fracos, então acabamos ficando em uma pousada com boas instalações, bom preço e sua localização na praia da Concha foram os fatores que influenciaram na escolha.

PRAIA DA CONCHA
A praia fica bem ao lado da entrada da Boca da Barra, possui águas tranquilas e várias barracas. Em suas pontas existem alguns pontos turísticos, na esquerda tendo a ponta do Xaréu e na direita o farol, dois pontos excelentes para curtir o pôr ou o nascer, da lua e do sol.

PRAIA DO RESENDE
Bem ao lado do centro seguindo a Pituba, a praia do Resende não possui estrutura pelo fato de ser uma área de proteção. Pequena enseada com imensos coqueiros, areia branca, piscinas naturais e boas ondas para surfar, a Praia do Resende é uma das mais tranquilas de Itacaré.

TIRIRICA
Um dos picos mais frequentados pela galera do surf, a praia da Tiririca é referencia nacional pelas suas ondas fortes, e não é a toa que lá acontecem alguns dos principais campeonatos nacionais. Na praia existem pousadas, mas lembramos que são com um preço mais salgado.


PRAIA DA COSTA
Localizada entre a Tiririca e a Ribeira a praia é evitada por possuir fortes correntes, quase não é frequentada, também não possui estrutura de barracas e o recomendável é ir para curtir o visual.

PRAIA DA RIBEIRA
Última praia acessível de carro pelo Caminho das Praias mais próximas do centro, a Ribeira possui estacionamento e várias cabanas servindo bebidas e tira-gostos. Belíssima praia cercada pela Mata Atlântica. Um riacho desce da serra formando cachoeiras até uma represa, criando uma piscina de água doce. Não é uma praia recomendável para quem busca tranquilidade. É bastante frequentada durante os fins de semana e feriados. Quem quer sossego pode pegar as trilhas que saem da Ribeira e levam à praia do Siriaco e à Prainha.

BARRA GRANDE X ITACARÉ
São duas cidades diferentes, então devemos levar em conta a finalidade da sua viagem.
Se quiser agitação, um surf mais constante, mais opções de pousadas então recomendamos Itacaré. Alertamos que algumas praias como Jeribucaçu até Havaizinho o turista terá que sair da cidade pegar a estrada de volta para Ilhéus, e em algumas praias o carro fica estacionado ao lado da estrada.

Veja nossa viagem pela região de Barra Grande, Taipus de Fora e a Baía de Camamu.

ITACARÉPraia da Concha, Resende, Tiririca, Costa e Ribeira



VÍDEO