BAÍA DE CAMAMU

Região: Baía de Camamu [BA] | Relato: Flávio Martins - 30/08/08

Saindo de Barra Grande os turistas fazem um trajeto pelas belas ilhas que ficam na baía de Camamu, são elas:

COROA VERMELHA
Uma ilha de areia branca, que na maré baixa fica muito extensa e no meio dela formam-se lagoas onde pescadores pegam siris com suas armadilhas. No local so existe um vendedor de bebidas e por falar em bebidas é recomendável levar água potável para o barco.

ILHA DA PEDRA FURADA
Um dos cartões postais da baía de Camamu, rodeada de águas esverdeadas, formações rochosas com bromélias e a pedra que da nome a ilha. É um ótimo local para fazer o mergulho livre, na maré baixa formam piscinas e a fauna é muito diversificada nesta ilha.

ILHA GRANDE
Bem próxima a ilha da Pedra Furada a ilha Grande é a maior ilha da baía, com 4km quadrados, além de ser a mais povoada com quase 2000 moradores. Nesta ilha não existe meio de transporte como carros, motos; são utilizadas apenas trilhas a pé.

ILHA DO GOIÓ
É parada obrigatória para quem faz o passeio de escuna pela baía. De frente para o povoado de Sapinho e separado por um pequeno braço de mar, a Ilha do Goió possui lindas praias desertas. Os manguezais são mais abundantes. É também uma opção privilegiada para fundeio e permanência de embarcações, além de ser boa para banhos. O acesso é feito através da Ilha de Sapinho, a partir da qual se atravessa cerca de 200m de barco.

CAMPINHO
Ilha muito conhecida para quem curte mergulho, pois as águas são límpidas e também a existência de corais. A região também se destaca pela profundeza das águas, onde iniciaram até a construção de um porto industrial, mas foi transferido para Ilhéus. Fica a apenas 3Km de Barra de Grande, também a ilha recebe a foz do rio Carapitangui e possui a fama de possuir a casa onde Antoine de Saint-Exupéry se hospedou.

ILHA DO SAPINHO
Bem próxima à ilha do Goió, a ilha possui uma simpática vila, onde caminhando chega-se em alguns restaurantes. É um ponto de parada do barco para os turistas almoçarem, também vale a pena tirar algumas fotos das casas e da vila. Aproveitamos para realizar a primeira investida à confluência neste passeio de barco.

COROA VERMELHA, PEDRA FURADA, CAMPINHO E SAPINHOBaía de Camamu



VÍDEO