VEREDAS, CAPIVARA E POÇO ENCANTADO

Região: Cavalcante [GO] | Relato: Flávio Martins - 07/09/07

Auge da seca no cerrado, feriado e a vontade de viajar, foram os ingredientes para uma curtida em Cavalcante, a cidade que fica nas costas da Chapada dos Veadeiros com 70% do parque nacional. Desta vez a finalidade foi conhecer e registrar algumas cachoeiras mais perto da cidade, aquelas que possuem o acesso mais fácil e trilhas tranquilas. Nossa hospedagem foi mais uma vez a Wev’s House, casa do nosso amigo guia da Chapada.

VEREDAS
Partimos para Veredas, uma fazenda que possui sete cachoeiras e fica a 5 km de Cavalcante. Fomos para a queda de acesso mais simples que forma o poço que fornece água para a cidade. Deste poço, o acesso a outras cachoeiras é tranqüilo, mas preferimos ficar ali sossegados curtindo um bom banho gelado.

CAPIVARA
Outra opção de caminhada leve em Cavalcante é a cachoeira Capivara que fica dentro das terras dos Kalungas. Para chegar a cachoeira é só pegar a estrada que leva ao Vão do Moleque. Além de guias na área existem placas indicando o caminho e no caminho sempre vale a pena uma parada para curtir o visual do mirante.
A trilha até Capivara é curta podendo chegar de carro bem próximo a primeira queda. Curtimos durante muito tempo, pois a água desta região é sem duvidas um convite a permanecer horas e horas dentro dos poços, sem falar no visual. À noite curtimos uma boa conversa, churrasco e muita amizade na Wev’s House.

POÇO ENCANTADO
Último dia, e como falamos que esta viagem seria para curtir sem pirambeiras, sem cansaço e para aproveitarmos os pontos sem pressa, na volta para Brasília paramos para nos refrescar no Poço Encanto. Como fica a beira da estrada, sua localização é sempre um convite para quem vai ou quem volta de Cavalcante.

VEREDAS, CAPIVARA E POÇO ENCANTADOCAVALCANTE