Personal Trip: 5 amigas


 Região: Chapada dos Veadeiros
 Local: São Jorge - GO
 Data: 02/05/2024


Amigas de longa data se juntaram para fazer um tour pela bela Chapada dos Veadeiros.
Pura animação, energia boa e com olhares atentos foram descobrindo alguns recantos e detalhes desta região aflorada de cristais, belas paisagens e cachoeiras.

Primeiro dia partimos para a trilha mais longa do roteiro, a Trilha dos Saltos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O caminho tem seus 11Km e são quebrados por etapas e também por boas paradas para mostrar um pouquinho sobre as plantas, flores, história do garimpo e da região, o relevo, a importância do Parque e outros assuntos. A primeira parada pontual e obrigatória é no Mirante do Salto de 120 e o visual é mesmo muito lindo, daqueles que deixam qualquer um pequeno perante a natureza. Seguimos descendo até a Cachoeira de 80 metros, ou também conhecida como Garimpão e ficamos lá um bom tempinho curtindo seu fabuloso poço e o deslumbre da sua queda. Hora de voltar e seguimos de volta para a trilha e agora rumo ao Carrossel que por conta das águas do Rio Preto ainda estarem fortes o acesso estava fechado para descer até a cachoeira e poço.
O visual da passarela de madeira que beira o cânion do Carrossel vale o passeio e também te leva até as Corredeiras, nossa última parada até retornamos à sede do Parque.

Segundo dia fomos para o Vale da Lua e aquele visual que sempre causa espanto de tanta beleza. Sua formação rochosa diferente, as piscinas formadas pela água límpida do Rio São Miguel e todo o cenário é mesmo um dos pontos que merece uma visitação para quem vem conhecer a Chapada.
Depois de curtir o Vale fomos para outra cachoeira, essa mais ‘desconhecida’ dos roteiros e quase uma cachoeira particular, pois poucas pessoas vão nela, a bela Cachoeira Bona Espero. Chegamos lá e tinha apenas um casal e ficamos de boa curtindo o local sem aquela galera toda. Depois de um bom tempo a fome chegou e fomos lá no Valdomiro bater aquele rango especial, saboroso, mateiro e com tempero da Chapada. Depois de um rango desse é só voltar para a Vila de São Jorge e curtir um merecido descanso.

Terceiro e último dia fomos curtir as cachoeiras Almécegas I e II. ‘Lindonas’ as cachoeiras e bem diferentes uma da outra. Não é à toa que são descritas como aquele passeio que tem que ser feito para quem vem pela primeira vez para a Chapada. A trilha é curta e o visual das duas vale a pena a visita. Almécegas I é um paredão de pedra, um cânion que forma um belo poço e tem ainda um mirante que rende muitas fotos.
Almécegas II é aquela cachoeira no formato ‘escadaria’ e despenca formando um poção bom para banho. Ficamos um bom período na região e retornamos para a Vila de São Jorge para despedir deste grupo, as 5 amigas.

Fica aqui este relato para guardar além da mente esta viagem maneira com um grupo tão unido, alegre e com a energia positiva e lá pra cima.
Obrigadão de coração Carla, Suzana, Patrícia, Cassia e Cris.
Voltem logo, a Chapada tem mais recantos...

Relato: Flávio Martins Santos



> Aventuras > Nº213