LÁZARO, SANTA MARIA E USINA

Região: Pirenópolis [GO] | Relato: Flávio Martins - 19/08/05

Brasília é rodeada de atrações turísticas e uma das cidades que oferecem aos turistas um pedaço do paraíso é Pírenópolis. Situada a 150Km de Brasília, a cidade é destaque pelas festas culturais, como as Cavalhadas e por suas belezas naturais. Desta vez partimos à noite e com a estrada um pouco esburacada, todo cuidado é pouco. Montamos o acampamento e curtimos a noite no camping junto aos amigos. A cidade de Pirenópolis possui um grande valor histórico, com seus casarões antigos e ruas com calçamento em pedras, o que dá um charme especial. Além do turismo, o artesanato e a extração das “pedras de Pirenópolis” são seus principais geradores de renda. Destaque especial para a noite, com bares, restaurantes e muita gente bonita nas ruas.

CACHOEIRA DO LÁZARO
A primeira cachoeira a ser visitada foi a do Lázaro, que possui uma pequena praia entre o poço e a queda. A trilha até a cachoeira é nível leve. Vale também levar um equipamento de mergulho, máscara, pé de pato e snorkel, pois existem algumas espécies de peixes, destacando os belos cascudos com cores zebradas de marrom e branco.

SANTA MARIA
Perto da cachoeira do Lázaro, existe a cachoeira de Santa Maria. Com acesso fácil, seu caminho é feito de um calçamento de pedras sem obstáculos, possibilitando que pessoas com idade avançada e com necessidades especiais possam chegar. Santa Maria possui uma bela praia grande, desta forma é um dos preferidos pontos dos visitantes, ficando ate lotada de turistas em determinada época do ano.

USINA
Bem próximo a Pirenópolis, também existe a cachoeira da Usina Velha, um conjunto de quedas, um poço bom para um banho e seu acesso é muito fácil. Vale a pena conhecer, mas recomendamos que chegue cedo, pois pela proximidade é comum ficar cheia de turistas.

LÁZARO, SANTA MARIA E USINAPirenópolis