Depois de subir o majestoso Vulcão Villarrica nada melhor que um dia sussa, de boa, um passeio levinho, mas sem perder o ritmo e a meta de ir conhecer e admirar as infinitas belezas naturais da região de Pucón.
Infelizmente nosso último dia nesta região mágica e fomos conhecer o Tour de La Zona, uma volta que passar por vários pontos e belos atrativos naturais:
Parque Saltos de Marimán - Rio Trancura
Nosso rolé começou em um ponto onde saltos e corredeiras compõem os inúmeros atrativos do Rio Trancura. No Parque Saltos de Marimán tem uma boa estrutura e a trilha que não é longa, são + ou - uns 2Km que vai por calçadas em madeira, com pontos onde existem corrimão, o que traz uma segurança extra e faz o Parque ser acessível para várias idades e tipos de turistas.
Nossa primeira parada foi na verdade várias, onde fomos observando a variedade das plantas que vão aparecendo pelo caminho.
Para nós que perambulamos mais pelo nosso cerradão, observar uma flora diferente, sem dúvida gasta um bom tempo.
Seguindo pela trilha calçada chegamos ao Mirador do Salto de Marimán e por sorte pegamos uma galera praticando uma descida com seus caiaques.
Ficamos ali um tempo curtindo o belo visual e voltamos pela trilha que é circular e passa por outros saltos menores.
Salto Ojos del Caburgua & Laguna Azul – Rio Caburgua
Seguindo a rota de La Zona fomos conhecer o ‘Ojos del Caburgua e la Laguna Azul’, ambos com uma coloração azulada que deixa qualquer um pasmo com tanta beleza.
O caminho é curtinho também e a trilha é calçada e bem segura. Tem alguns declives e aclives, mas tudo com alguns degraus que facilitam a caminhada e pode ser feita por qualquer tipo de turista. Chegamos no mirante e de cara o Salto Ojos del Caburgua e logo na sequência a Laguna Azul. O passeio é feito sem pressa e vale sim várias fotos de vários ângulos. Esperar o sol bater na água e enxergar direitinho o fundo vale a pena a paciência. A trilha também é circular e logo você chega de volta no estacionamento.
Lago Caburgua
Saindo dos Ojos del Caburgua seguimos pela estrada até o Lago que leva o nome do rio e o visual mudou por completo. Saímos de uma área de bosque e vales que vão compondo os rios que passamos e chegamos num local aberto, onde o belo lago fica em meio a montanhas.
De um lado o Parque Nacional Huerquehue, tem ainda o Vulcão Vergara e beirando o lago tem o Passeo Playa Lago Caburgua, que faz parte do povoado que também leva o nome do rio e do lago. No local existem lojas onde pode comprar artesanato, um mote (bebida típica), ou um café para dar uma esquentada. Vale a pena dar uma caminhada pela praia e ir pelo píer flutuante até na ponta para fazer boas fotos.
Mirador de Peces – Rio Caburgua
Nas águas azuladas e bem transparentes do Rio Caburgua existem vários criatórios de peixes, como o Salmão e a Truta. No Mirador de Peces temos a oportunidade de ver um criatório de Trutas e que em meio a água transparente não tem como não ficar abismado com tanta beleza. O primeiro poço é onde ficam os exemplares maiores e à medida que segue a trilha vão diminuindo até chegar em um que é cheio de filhotes. Vamos beirando o rio e também possui uma beleza especial. Valem as paradas para várias fotos e contemplação. A caminhada é curtinha, então vai sem pressa.
Puente Quelhue
Já retornando para Pucón não tem como não parar na Ponte Quelhue que passa o Rio Pucón e forma um cenário muito lindo. De um lado a Reserva Nacional Villarrica, do outro o Vulcão Villarrica e seguindo o rio o vale que é formado por várias montanhas até perder de vista.
Nossa última parada e vale a penas ir de vários ângulos observando os pontos, como estávamos num horário com a luz boa para fotos, renderam várias fotos iradas.
Valeu Pucón e certeza que sentiremos saudades...
Relato: Flávio Martins Santos
> Aventuras > 2024 > Nº209