SERRA DO ESPINHAÇO 2


 Região: Diamantina - MG
 Locais: Cachoeira do Sentinela e Biribiri
 Data: 20/02/2023


2° dia da nossa viagem para a região de Diamantina e desta vez nossa pernada teve como direção o Parque Estadual do Biribiri.
Depois de um carnaval ainda regrado, mas muito animado, de um ‘descanso’ merecido com uma boa noite de sono, um farto e saboroso café da manhã da Pousada do Garimpo, a galera pegou uma trilha muita linda, abarrotada de flores e plantas bem diferenciadas do cerrado daqui do Goiás, com belas e gigantescas formações rochosas, um cenário fora de série e um clima perfeito para uma boa caminhada.
Adentramos no parque e nosso guia Bueno, ou Bubu para os íntimos tomou ponteira do grupo e chinelou pela trilha de cristais. O rumo foi sentido à Cachoeira do Sentinela, mas até chegar nela passamos por tantas coisas belas que nem cabem aqui...
Chegamos na ‘cachu’ pelo alto e lá de cima vimos que ela já estava bem cheia de gente no poço mais abaixo. Ficamos na parte de cima mesmo, com um poço particular, com uma bordinha infinita só nossa e de uma cobrinha cipó que fazia guarda lá.
Toma banho, dá risada, fala besteira, ri mais um tantão, toma sol, banho de novo e pega rumo para descer a cachoeira. Antes de pegar direção à Biribiri fomos no paredão de pedra onde existem pinturas rupestres. Pausa pra fotos...
Ai a galera entrou na ‘Barca’ (van) e na mordomia chegamos lá na Vila do Biribiri. O lugar é muito simpático, bonito pra caramba e dá vontade mesmo de bater um pratão e ficar deitado naquele gramado verdinho por horas, só observando. Demos um rolézinho ligeiro, várias fotos dos casarões, da bela igreja e tocamos o nosso plano de ir almoçar no Restaurante Aroeira, que fica fora da vila, é mais vazio e tem um rango espetacular. Barriga cheia e aquele momento ‘lezêêêra’... galera na sombra, um gramado verdinho e a paisagem que deixa qualquer um ficar por um bom tempo só olhando e sem pensar em nada.
Depois da seção preguiça foi só o tempo de entrar na Barca, passar num mirante irado e retornar para Diamantina.
Nossa última noite em Diamantina, no outro dia não tinha trilha e o carnaval nesta noite foi até mais tarde, bem mais tarde mesmo.

Deixamos aqui nosso agradecimento de coração as aventureiras e aventureiros que estiveram nesta viagem de aventura e que ficará guardada aqui no DOCERRADO.com em forma de relato, foto e vídeo.
Certeza também que ficará para sempre na memória de quem esteve junto. Abração e gratos pela confiança no nosso trabalho: Pedro e Leila, Ju, Lu, Cris, J.H., J.P., L.A, Reginaldo, Carlos, Carla e Lí Lí Lí Lí...

Agradecimento por apresentar Diamantina e seus encantos de forma atenciosa, hospitaleira e simpática de sempre: Bubu, Lu e a toda a equipe da Pousada do Garimpo.

VEJA TAMBÉM:
> Iª Parte - Expedição Serra do Cabral 2: Diamantina - Salitre - Curralinho.
> Iª Expedição Serra do Cabral: Região de Buenópolis, Serra do Cabral, Curimataí e muito mais.


Além das viagens e cursos preparatórios para as nossas aventuras, também proporcionamos treinos, caminhadas e workshop's gratuitos e exclusivos para os participantes do grupo DOCERRADO.com no whatsapp.

Chega junto e faça parte do grupo no whatsapp!!

Relato: Flávio Martins Santos

> Aventuras > Nº187