DOCERRADO.com
 UASSU: Chapada dos Veadeiros
Locais: Ponte de Pedra, Ave Maria e Rio Alma
Atividade: Trekking
Relato: Flávio Martins - 26/02/2022


Nossa última viagem de aventura para Cavalcante foi exatamente a 2 anos. Ficamos tanto tempo longe por conta da pandemia e agora com um retorno ainda bem cuidadoso e respeitando as restrições, voltamos para esta região mais selvagem, mais rustica e que foge dos roteiros batidos e convencionais da Chapada dos Veadeiros. A ideia deu certo e curtimos lugares sem a famosa ‘lotação’, tivemos ainda dias de muito sol, aquele lindo céu azulado e suas nuvens típicas da época, trilha das boas, cachoeiras, poços, corredeiras e ainda aquela boa energia que essa galera sempre carrega na mochila e nos corações.


Uassu - Veado,
Vocábulo da língua dos Avá-Canoeiros


Primeiro dia foi o deslocamento e sem presa a galera se juntou no já manjado ponto de encontro de Cavalca. Neste tempo aproveitamos para realizar a entrega dos alimentos arrecadados nas duas primeiras atividades do ano para a galera guerreira da Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante. Estes alimentos foram destinados para o pessoal que sofreu prejuízos, perdas e outros tipos de incidentes ocasionados pelas fortes chuvas que caíram na região no final do ano (2021) e que se estenderam até o início de fevereiro. Esta foi a nossa segunda ação solidária de 2022.

Tivemos que mudar o roteiro por conta das restrições da Covid e a Cachoeira Lavapés não estava aberta à visitação, então fomos curtir o período da tarde até o finalzinho do dia na praia do Rio Alma. A noite foi só o tempo de jantar e dormir cedo, afinal no outro dia teríamos trilha e levantar um tantinho cedo.

Segundo dia a galera mais uma vez de manhã lá no ponto de encontro. Um breve briefing e partimos então para a Fazenda Renascer onde fica a magnifica Ponte de Pedra.
A trilha estava muito linda pelo verde da época e o clima perfeito para uma boa caminhada. Na subida rolou até um calorzinho ‘bão’ por conta do sol + alta umidade que ocasiona aquele calor abafado, mas nada que a galera encarasse como um problema e sim motivação para chegar já pulando no lindo poço da Ponte de Pedra.
A Ponte de Pedra é realmente um dos lugares mais bonitos da Chapada. Além do local para banho, a formação rochosa, ou a ‘Ponte’, o Cânion e ainda o Mirante do Vão formam um complexo diferente de qualquer outro atrativo natural. Ficamos lá um bom tempo e depois foi só colocar o pé na trilha e voltar para as viaturas. A noite a galera se junta na pracinha e podemos até curtir um pouquinho mais.

Terceiro dia em Cavalca e fomos ver a Cachoeira Ave Maria lá de cima. Por conta das chuvas a passarela e a trilha pela parte de baixo da ‘cachu’ foram bastante danificadas e até então o acesso por baixo estava proibido. A trilha é curtinha e rapidinho chegamos no Mirante da Ave Maria onde é possível ver a bela queda da Cachoeira Ave Maria. Ficamos ali contemplando e fotografando aquele belo cenário. Depois retornamos e paramos no Mirante da Nova Aurora para deslumbrar o visual e depois seguimos para curtir o resto do dia em uma praia com uma corredeira perfeita para tomar banho. A noite ainda rolou a noite livre, onde pode dormir até mais tarde e curtir uma noite típica de ‘carnaval’, afinal o outro dia é livre...

Agradecemos a todo mundo que topou encarar mais esta viagem do DOCERRADO e nossa motivação sem dúvida alguma é ver a satisfação de cada aventureira e aventureiro quando se depara com uma bela paisagem, uma cachoeira ou até com um gesto de amizade.
Nosso lema é: “Juntando e fazendo amigos em busca de aventuras

Obrigadão: Pedro e Leila, Elizete e Danilo, João, Neuzimar, Lu, Léo, Bruna e Lino, Isaac e Ana, Cezinha e Erika, Ana Clara
Um salve ao nosso parceiro e guia local, Pedro Ivo

Até breve e sempre em frente que o caminho é longo... Flávio e Carolzinha.




 VÍDEO








           


Juntando e fazendo amigos
em busca de aventuras...
desde 2004