ALMÉCEGAS, SALTOS, CORREDEIRAS, VALE DA LUA E SÃO BENTO

Região: Chapada dos Veadeiros, São Jorge [GO] | Relato: Flávio Martins - 07/07/05

Da última vez que estivemos em São Jorge, as obras de asfaltamento entre Alto e São Jorge estavam sendo iniciadas. Desta vez pegamos um bom trecho de asfalto e as obras estavam paradas logo depois da venda do seu Valdomiro. Para quem não conhece, seu Valdomiro é um senhor simpático que vende bebidas feitas por ele mesmo, como a famosa arnica, ótimos licores e outras biritas que fazem qualquer sujeito dar uma parada para provar e levar algumas garrafas para segurar o forte frio da noite da chapada. Além das bebidas, outro ponto forte, é o PF, a matula que é conhecida por muitos aventureiros como um rango muito nutritivo para uma boa aventura e os doces que também são feitos e vendidos na venda.

ALMÉCEGAS
Duas belas cachoeiras que são uma das mais conhecidas da chapada. Destaque para seu belo poço, ideal para mergulho de apnéia a Almécegas I tem cerca de 50m de altura, por 30m de largura em época normal e pode ser alcançada por trilhas íngremes, tanto por baixo quanto por cima (onde há poços para banho). Ja a Almécegas II é um pouco menor, com cerca de 15m de altura. O nome do rio vem da planta de onde se retira uma resina balsâmica, usada medicinalmente e também como incenso.

VISUAL
Para curtir o final de tarde em São Jorge o ponto mais indicado são as antenas. Duas torres de celular que dão uma visão perfeita de São Jorge e da chapada. Uma dica é levar um casaco, pois os ventos são fortes e gelados. Também tem a mandala, um lugar que também proporciona uma bela visão.

SALTOS
Dentro do parque nacional da Chapada, o visitante por optar por 2 trilhas a ser feita. Desta vez optamos em fazer a trilha que leva as quedas de 120 e 80 metros. Sendo que a de 120 metros não possui acesso ao poço para tomar banho, já a de 80 possui um belo poço e sem duvidas é um dos melhores poços que a galera DOCERRADO.com já mergulhou (apnéia). É válido lembrar que, para ter acesso as maravilhas do parque, os visitantes têm que estar acompanhados por guias.

CORREDEIRAS
Depois de passar pelas quedas de 120 e 80, no final da trilha os visitantes ainda fazem uma parada nas corredeiras e uma série de belas piscinas naturais formadas pelo rio Preto.

VALE DA LUA
O Vale da Lua deixa qualquer visitante boquiaberto com suas formações rochosas esculpidas por milhares de anos pelas águas do rio São Miguel. No quilômetro 35 da estrada de São Jorge (GO-327), chega-se ao Vale. O local é perigoso quando chove por causa das trombas dágua, mas vale a pena conhecer em qualquer ocasião.

SÃO BENTO
Sempre deixamos o último para passarmos em São Bento, pelo fato de ficar no caminho de volta, de ter acesso fácil e de possuir um belo poço. Desta vez fizemos um mergulho em apénia e constatamos a imensidão e profundidade do poço. E lembre-se, quando for para chapada, não deixe de levar máscara e pé de pato (existem muitos poços profundos). Caso tenha camisa de neo prene é aconselhável, pois as águas são muito geladas, e o um snorkel também vale a pena.

ALMÉCEGAS, SALTOS, CORREDEIRAS, VALE DA LUA E SÃO BENTOChapada dos Veadeiros