DOCERRADO.com
 SABERES DA CHAPADA: Seu Dedé
Região: Chapada dos Veadeiros - GO
Atividade: Aula sobre plantas e trekking
Relato: Flávio Martins - 16/11/21


 RELATO
Saberes da Chapada e sua primeira edição foi com o Mestre Seu Dedé.
Uma verdadeira aula sobre plantas, ervas, raízes, árvores, folhas, curiosidades, muito conhecimento e saberes. Assim foi esta nossa viagem com o foco em aprender e valorizar o trabalho de quem conhece e muito bem a região da Chapada dos Veadeiros a muito e muito tempo.

Realizamos uma trilha diferenciada no sábado e entendi rapidinho o motivo do Seu Dedé em optar por esta região como local da nossa aula. Ainda no estacionamento a variedade de plantas é surpreendente e em poucos metros e passos aprendemos já de cara com mais de meia dúzia de plantas, ervas, raízes e outras coisas. Isso que era apenas o começo dos quase 5Km de trilha dos Saberes da Chapada.
A caminhada vai sem presa alguma, é tanta informação que a galera utiliza o celular como caderno para ir anotando e é lógico que rola um teste no final da trilha. As informações vão desde o nome popular, para que serve e algumas curiosidades sobre as plantas, raízes e ervas. A medida que vamos percorrendo a trilha a percepção é que estamos em uma verdadeira farmácia ao céu aberto, isso que Seu Dedé afirma que ele só sabe 3% de tudo o que as plantas, ervas e raízes do cerrado podem oferecer.
A trilha tem uma beleza típica da Chapada e com uma variedade de tipos de vegetação. Saímos do cerrado aberto entramos em um cerradão e depois fomos para uma mata de galeria, local onde tomamos um banho de cachoeira. Seguimos pelos cânions, curtimos as águas no maior respeito, afinal estamos na época das chuvas.
Voltamos para a trilha e as informações seguiram constantes. Seu Dedé mostra tudo o que vai encontrando, sempre na maior alegria, descontração e entusiasmo.
Vivenciamos um pouco deste conhecimento e o melhor sem dúvida foi esta rica experiência de passar boa parte do dia aprendendo com um dos melhores guias e ainda mestre conhecedor sobre plantas, ervas e raízes da região da Chapada dos Veadeiros, mestre Seu Dedé.

No outro dia fomos para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e realizamos a cinematográfica trilha dos Saltos. Sem dúvidas é um dos cartões postais da Chapada dos Veadeiros e altamente recomendável para quem não conhece a região.
A trilha tem lá uma pernada boa, são 11km e logo depois que sai do Salto de 80 tem a subidinha danada apelidada de escadaria. Nada impossível e a turma andou bem, afinal a galera já vem alinhada a um bom tempo com o DOCERRADO.
Depois da volta irada no PN voltamos para a Vila de São Jorge para curtir um pouquinho o Festival de Jazz. Rolou música boa em vários pontos da Vila...

Agradecemos de coração aos dias que passamos juntos nesta rica viagem de conhecimento e uma super vivência.
Obrigado pela confiança no nosso trabalho, um salve a nosso padroeiro São Pedro e um obrigado especial ao Mestre Seu Dedé.
Sempre em frente que o caminho é longo e a chuva vem com força!!

Brevemente a segunda edição da Saberes da Chapada.

Além das viagens e cursos preparatórios para as nossas aventuras, também proporcionamos treinos, caminhadas e workshop's gratuitos e exclusivos para os participantes do grupo DOCERRADO no whatsapp.

Chega junto e faça parte do grupo!!

Dúvidas e + informações somente via whatsapp:
(61) 98232-7436

 VÍDEO









           


Juntando e fazendo amigos
em busca de aventuras...
desde 2004