DOCERRADO.com



ROTEIROS              AVENTURAS              GRUPO              QUEM SOMOS
 .: PERSONAL TRIP: Os Nerys

Região: Chapada dos Veadeiros - GO
Atividade: Viagem personalizada
Relato: Flávio Martins - 26/07/21
Viagens personalizada que por bons motivos fica registrada e guardada aqui na página de 'AVENTURAS' do DOCERRADO.
A alegria desta família, parceria, a força de vontade nas trilhas e o entusiasmo em querer conhecer a Chapada foram alguns destes motivos.
Depois de um bom tempo de conversa e preparação a família Nery chegou ao Planalto Central numa época bem típica da seca, aquele friozinho a noite e de dia um vento quase constante bom para aliviar o calorão nas trilhas.
Realizamos um roteiro aconselhável para quem vem a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez. Um verdadeiros “mix” de boas trilhas e a certeza de belos lugares para contemplar.

Pegamos a estrada e antes mesmo de chegar em São Jorge passamos logo no Vale da Lua que é considerado um dos cartões postais da Chapada. Lá a galera conheceu as formações rochosas “diferentonas” que dão o nome ao vale. O lugar merece mesmo uma visita e é sempre bom também voltar ao Vale da Lua e lembrar de tamanha beleza. Ficamos no vale um bom tempo e depois chegamos na simpática Vila de São Jorge.

Segundo dia partimos para o parque e realizamos a trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras.
O Parque é outro cartão postal da Chapada e a queda de 120m merece um bom tempo de contemplação e rende sempre boas fotos. Depois descemos para o poço de 80m ou Garimpão, onde ficamos um bom tempo curtindo aquele gigantesco poço.
Volta pra trilha, sobe a escadaria dos 80 e já engata rumo ao Carrossel. A trilha do Carrossel é um atrativo a parte, o visual é animal. Seguindo o fluxo fomos para as Corredeiras e de lá é rumo de volta para a sede do PN da Chapada dos Veadeiros.
Obs: Isso é só um resuminho até porque não dá para descrever tamanha beleza e a boa trilha que todos venceram super bem.

No outro dia aliviamos na caminhada e bem cedo partimos para São Bento. Ficamos lá um bom tempo curtindo aquele grande poço e a bela queda de São Bento. Depois vamos almoçar no Waldomiro e sempre com a farta e deliciosa matula saímos de lá mais que satisfeitos. Para relaxar e finalizar o dia fomos para as águas termais onde curtimos um bom tempo aquela água mais quentinha da Chapada. Foi um dia de descansar as pernas e saborear uma boa e farta culinária.

Voltamos ao Parque Nacional para fazer a trilha dos Cânions. Pessoal foi animado e tão breve chegamos no Cânion 1.
O Cânion 1 sempre traz um sentimento de “miudeza” quando estamos lá do alto observando a água afunilando com força pelo cânion. O lugar sem dúvidas tem uma beleza singular e seu grande poço é outro destaque. Toma banho, toma sol, lancha e volta pra trilha.
A pernada foi ligeira e chegamos na escadaria da Cachoeira Carioquinha, ou Cariqouinhas. Do alto já é possível ver parte da beleza desta cachoeira. Descemos a escadaria, arrumamos uma pedra boa pra sentar e/ou deitar e ficamos ali, escutando a queda, curtindo o sol, alguns mergulhos e horas passando na velocidade da Chapada.
Voltamos pra Vila e mais uma vez o grupo mandou muito bem na trilha. A noite na vila é um caso a parte...

No outro dia seria ir até a Cachoeira do Cordovil, mas no caminho paramos no Poço das Esmeraldas e acabamos ficando por lá mesmo. Afinal estava bom d+... sem ninguém, sol a pino e decidimos ficar ali na paz. O dia foi mais curtinho, e voltamos mais cedo para a vila para o pessoal ir curtir o pôr do sol lá do mirante. Mês de julho, a vila borbulhando de turistas, o mirante fica bem disputado, mas o visual e o ambiente vale muito a pena!!

Dia do regresso, de pegar a estrada de volta. Antes de voltar passamos na Cachoeira dos Cristais. Lá além da sequência de cachoeiras rola ainda aquele visual da serra, um bom local para quem deseja descansar e saborear o melhor pastel da região. Ficamos até a hora do almoço e logo pegamos a estrada até estarmos de volta em Brasília.

Viagem marcada pelo bom humor, alegria e a união de uma família. Todas as guiagens, viagens, passeios, momentos e vivências ensinam todos os participantes. E sem dúvida a positividade desta galera deixa sua marca. Obrigado família Nery, vocês foram d+!!

Abração para Carla, Wilson e Marcela, Ricardo e Carla, Enzo, Luiza... voltem e boas aventuras sempre!!

 .: VÍDEO