DOCERRADO.com



ROTEIROS              AVENTURAS              GRUPO              QUEM SOMOS
 .: TREKKING DAS NASCENTES - SERRA DOURADA

Região: Cidade de Goiás - GO
Atividades: Treeking e Caminhada Cultural
Relato: Flávio Martins - 08/09/20
De volta nesta terra histórica, rica em cultura, arquitetura e belezas naturais.
Em nossa 3ª empreitada na região da Cidade de Goiás, tivemos como meta realizar o inédito Trekking das Nascentes. Além dessa boa pernada pela Serra Dourada, como de praxe sempre rola também aquela boa Caminhada Cultural e que nesta edição teve modificações em seu percurso.

Aos poucos um por um foi chegando na nossa base que dessa vez foi uma casa típica da Cidade de Goiás e que com seu charme e todo estilo foi nosso recanto situada na bela Praça do Chafariz. Grupo formado e partimos para ir almoçar onde todos saborearam uma pratada servida de uma boa culinária goiana lá no Mercado Municipal. Barriga cheia, sol a pino e o calor fazia a preguiça chegar com força, ao ponto de pedir um breve descanso que foi atendido com o maior carinho. Depois do momento relax foi o tempo de arrumar um equipamento leve e partir caminhando pelas ruas históricas da Cidade de Goiás. A pernada é boa e dá uns 7km com subidas, descidas e passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Finalizamos na praça do coreto onde nos lambuzamos de picolés e sorvetes com sabores de frutas do cerrado oara aliviar o calor. A noite foi apenas jantar, bater um breve papo e ir dormir cedo.

É cedo que se levanta para quem quer aventura...
e bem cedinho o grupo partiu rumo a Fazenda Santo Antônio. Lá deixamos as viaturas, aquele briefing e pernas pra que te quero!
A trilha é boa de subida e sua altimetria parte dos 550 metros e vai para os 988 metros em 5 quilômetros. Grupo foi firme e forte passando por veredas, grotas, pedreiras, campos, conquistando platô por platô até parar na última sombra. Essa hora o sol castigava e o calor pedia uma pausa, uma lanche e força para subir até o cume desta vertente.
Lá do alto o visual é único assim como outros picos da Serra Dourada. Do lado da Cidade de Goiás você consegue enxergar o horizonte que faz você imaginar que lá está o Araguaia. E do outro lado a região de Mossâmedes com seus encantos.
Tempo de contemplar, agradecer, sentir o vento, e equipar-se novamente para a descida. Passo a passo, com todo cuidado, vencendo a distância, descidas íngremes com cascalho e o calor que obrigava a realizar paradas em pontos com água. Depois de uma boa pernada, firmeza nos passos e todos juntos como um time chegamos de volta aos veículos.

Mais uma trilha irada na região e nossa terceira aventura:
1) Travessia da Serra Dourada
2) Camping na Serra Dourada - Trekking dos Cânions
3) Trekking das Nascentes

Agradecemos a presença de todos, a confiança em mais uma aventura e vamos em frente que o caminho é longo, a subida castiga, o sol e o calor desanimam mas a força de vontade, atitude e a vontade de viver são maiores!

Esta foi mais uma aventura realizada em parceria com nosso parceiro e “mano véi” de guerra, Rodrigo da Ipê Turismo.

 .: VÍDEO