DOCERRADO.com



ROTEIROS              AVENTURAS              GRUPO              QUEM SOMOS
 .: EXPLORATÓRIA VERTENTE SW 01

Região: Serra de Miguel Inácio - GO
Atividade: Trekking
Relato: Flávio Martins - 24/08/20
Abrir trilha ou explorar uma região é uma prática que sempre requer uma atenção redobrada. Questões como rotas alternativas, cuidados extras com animais peçonhentos, pré-levantamento detalhado e outros tópicos fazem uma grande diferença no quesito segurança.
Desta vez tivemos a possibilidade de abrir ao público uma aventura/trabalho do tipo e com um circuito dividido em duas pernadas podemos avaliar o nível do percurso e do grupo e realizar o caminho curto ou o completo.
Nossa maior preocupação era o mato alto, mesmo estando na época da seca a região não é muito transitada por pessoas, sendo acessada por poucos animais domésticos e alguns silvestres que perambulam e habitam a região. A certeza de ter vara-mato era de 90%, mas logo quando adentramos na trilha aos poucos percebemos que a trilha estava limpa e com um “single track” bem definido. Antes mesmo de chegar no 1º platô encontramos fezes de veado no caminho, mostrando que a vida silvestre está bem preservada na região. Caminho de bicho, sol esquentando e as pernas tiveram que fazer uma forcinha extra para vencer a primeira etapa. De cara é uma boa subida que pode ser dividida em platôs.
A medida que o grupo foi subindo íamos parando nos platôs para ir notando a grandiosidade do vale do Pé de Serra, a Serra de Miguel Inácio de um lado e pela frente um punhado de matas, cerradões, morros, morrotes e ou outras serras. Sem muito perder tempo o grupo seguiu até o último platô, o cume SW. O visual do cume é muito lindo, o vento ainda deu aquela boa refrescada, tempo para tirar fotos, dar aquele giro de 360º no visual e retornar para a caminhada. Na Grota da Bifurcação um breve briefing e decidimos realizar o percurso curto onde contornamos o Morrote do Açude chegando até a Porteira do Gado.
A caminhada de volta é pelo estradão que tem um visual muito bacana. Uma sombra adiante uma breve parada para um lanche e depois foi só um peteleco de caminhada para chegar no camping, montar as barracas e partir ligeiro para a cachoeiras.
O dia sempre termina na fogueira, muita conversa boa e rodeados de pessoas bacanas.

Agradecemos a tod@s @s participantes pela presença e confiança em mais uma aventura. Até a próxima!!

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436

 .: VÍDEO