DOCERRADO.com



ROTEIROS              AVENTURAS              GRUPO              QUEM SOMOS
 .: EXPLORATÓRIA MOZONDO

Locais: Cachoeira dos Amigos e Cachoeira do Aleixo
Atividade: Treking
Relato: Flávio Martins - 03/08/2020
Outra aventura que nasce daquela busca por atrativos naturais, utilizando imagens de satélite e que ainda envolve uma boa pesquisa sobre a região. Assim conseguimos o contato da Sandra, a simpática proprietária do Sitio Eco Cerrado que nos respondeu de forma positiva que na região existiam cachoeiras e para ficar melhor ainda ela recebia em seu pedaço do paraíso, aventureiros e aventureiras.

Depois de um longo tempo tentando arrumar no meio do calendário do DOCERRADO uma data para visitar a região, arrumamos a oportunidade perfeita para esta aventura. Além da lua cheia, era o retorno as atividades depois de 6 meses sem poder realizar aventuras por conta da pandemia. A Trip número 150 sem dúvidas teve uma pegada diferente e importante entre os participantes.

Partimos em um sábado bem atípico para esta época, céu nublado, nuvens baixas e cinzas passando rápido, sopradas por um vento frio. Seguimos firmes e a ansiedade de quem estava com saudade de uma boa aventura estava estampada em todos.

Chegamos à cidade de Água Fria de Goiás para esperar outro pessoal e logo em seguida partimos para o sítio. Estradão de terra largo, plantações a perder de vista por cima da Chapada do Alto da Jacuba. Com placas de sinalização e ajuda de um tracklog fomos cortando caminho. A paisagem é muito bela nesta região que leva o nome de Mozondo.

Morrotes, serras, chapadões e grotas que vão se misturando em um cenário que merece destaque. Atravessamos um riacho, subimos e descemos contornando um morro para então chegar ao sítio, onde fomos recebidos calorosamente pela Sandra.

Mochilas nas costas e bota no chão, seguimos em direção a Cachoeira dos Amigos. Com sua trilha curta, um visual irado e sem dificuldade alguma, chegamos na bela queda. Um poço redondinho, água azul-esverdeada e muito gelada. Ficamos ali por um bom tempo, banho gelado e aquele lanche curtindo o visual. Depois foi só pegar o rumo de volta ao camping.

Alguns caminhantes ainda animaram a subida no morro para curtir o pôr do sol, só estes tiveram uma vista privilegiada do final deste dia e no camping começavam os preparativos para a noite.

Fim do dia é hora de começar os preparativos para a fogueira, preparar aquele rango quentinho e ficar curtindo uma boa prosa. A lua cheia apareceu e com o frio que estava forte, todos mesmo bem agasalhados, aproveitaram o calor do fogo. Depois de uma curtição com violão, gaita e aquela cantoria aos poucos um por um foram dormir.

O despertar em um camping sempre é bonito. Aquela luz do sol ainda fraca e fotogênica vai tirando aos poucos a galera das barracas. Aquele perfume de café sobe no ar, alimentação especial pré-trilha, uma adiantada na arrumação dos equipamentos e partimos para a Cachoeira do Aleixo.

Contornamos o morro e descemos então para o riacho, a partir deste ponto são mais de 1Km subindo por dentro da água com uma caminhada bacana. O cuidado tem que ser redobrado e atravessando os obstáculos chegamos à bela queda.

Composta pelo belo poço com sua cor esverdeada, ainda conta com uma grande grota ao lado. A água estava mais gelada que a da Cachoeira dos Amigos, mas mesmo assim a galera curtiu d+ o local.

Hora de voltar para casa. Sem dúvidas retornaremos a este recanto. Além de toda atenção dada pela Sandra e Alejandro, proprietários e cuidadores que seguem firmes e fortes preservando aquele pedaço intocado de cerrado nativo, refúgio da fauna, o Sítio Eco Cerrado fica rodeado por grandes plantações o que faz se tornar um corredor de animais silvestres.

Seguindo esta ideia colocamos em prática um projeto de agregar forças junto a ONG Guardiões do Cerrado e realizar um levantamento da vida selvagem da região.

Voltaremos Mozondo!!

Nosso agradecimentos a todos participantes:
Cezinha, Erika, Pablo, Aline, Raquel, Neuzimar, Matheus, Gustavo, David, Felipe e Letícia.

Forte abraço aos nossos amigos e parceiros:
- Sandra e Alejandro do Sítio Eco Cerrado.
- Douglas Santos da Associação Guardiões do Cerrado

Obrigado a todos aventureiro@s que confiaram no DOCERRADO e embarcaram nesta trip.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp,
fique sabendo o que vem por ai e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436

 .: VÍDEO
 .: GUARDIÕES DO CERRADO


Amo Cerrado é um projeto que busca unir pessoas em benefício de uma só causa, a conservação do Cerrado, através de um tripé de ações (pesquisas, esforços de conservação e educação ambiental e científica). Clique na logo acima, saiba mais sobre o projeto e ajude a Associação Guardiões do Cerrado com este projeto.