BLACK RIVER 2

Local: Chapada dos Veadeiros, PNCV [GO] | Relato: Flávio Martins - 12/10/19

Idealizada pelo DOCERRADO e tendo como base algumas trilhas dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Black River entra no nosso calendário como uma trip e também como treino.
Pegando boa parte do percurso que compõem a Travessia das 7 Quedas, a Black River é ideal para aqueles que pretendem um dia realizar esta fabulosa travessia ou praticar boa parte da trilha, isso para aqueles que já tenham feito a 7 Quedas. A trilha ou circuito Black River vai beirando o majestoso Rio Preto e com suas águas escuras formam cachoeiras de todos os tamanhos, inúmeras cascatas e bons poços para banho.
Após nossa primeira edição onde algo em torno de 6h de chuvas durante a caminhada, optamos em adiantar este trekking para outubro nesta segunda edição.

Nossa pernada partiu de São Jorge e após a passagem pela sede do parque rumamos até nosso primeiro ponto de parada, o Morrote 2. Local estratégico em um dos pontos mais altos da trilha, possui boa sombra e um visual bacana do Rio Preto. Nesta altura dá para ver bem a região dos Cânions.
Depois desta breve pausa foi o tempo de voltar para a trilha e em bom ritmo o grupo se deslocou até a Curva do Rio. Por volta das 10:30 até o meio dia o sol deu aquela castigada básica da época da seca. Por sorte hora outra passava um pé de vento e os pássaros estavam bem ativos cantando naquela festividade da primavera, o que foi um atrativo a parte. A Curva do Rio é um poço comprido e com boa profundidade, geralmente a galera já pergunta se é ali que ficaremos.
O lugar realmente dá vontade de ficar, mas temos que seguir em frente, nosso objetivo é a travessia das Fiandeiras.

Quando nos deparamos com a Travessia das Fiandeiras e com aquele forte sol realmente é como ver um miragem. Primero plano de vista uma corredeira com água translucida que é um convide para colocar o pé e atravessar até a prainha que fica do outro lado. Vai com calma!! As pedras escorregam bastante.
O grupo atravessa e busca uma sombra para deixar os equipamentos, é só o tempo de tirar aquele monte de pano que é a roupa de caminhada e dar um belo mergulho naquele poção gigante. Desta vez a água deixou registrada como a “água mais quente que já vimos na Chapada”. Por conta da época, do fundo de pedra que forma o poço e do sol que castigava desta vez a água estava literalmente morna. Ficamos ali um bom tempo, realizamos uma alimentação com mais sustância, caprichamos na hidratação e aquela pausa serviu para um descanso.

Voltamos a caminhada e agora já tinham algumas nuvens no céu, nada de chuva, apenas uma cobertura para nos proteger do sol. Nosso destino foi o Cânion 1, local de outra parada para banho e um bom tempo para curtir. O grupo logo estava espalhado, alguns subiram até o Cânion 1, outros ficaram deitados na prainha e as meninas ficaram na cascatinha curtindo uma boa hidromassagem.

Volta para mais uma pernada de trekking, agora o destino foi as Carioquinhas. A trilha da bifurcação até a cachoeira é curtinha, porém pra quem já vem andando uma boa pernada aquela descida e depois ter que subir entra na altimetria da Black River. A descida é uma escada, um “drop” e tem dois pontos bom de parada para deslumbrar a Carioquinhas de lado. Só ir devagar e já pensando que teremos mais um belo poço para banho.
Ficamos ali até a hora de ter que embora e com vontade de ficar!!

Ainda tem a pernada de volta e neste ponto o grupo já tinha percorrido algo em torno de 15Km. A volta foi tranquila e ainda falando em chuva no rádio a danadinha caiu bem no final, ali pertinho da sede do Parque. Chuva boa, amiga e sem ela a Black River não está completa.

Cansados sim!!
Afinal a trilha toda deu mais de 21km, um calor que fez dar uma moldada na resistência destes corajosos caminhantes da Black River 2.

Parabéns, obrigado pela confiança e pela presença:
Consuelo, Juliana, Laura, Milena, Carla, Neuzimar, Rosimar, João, Marisson, Felipe, Solange, Taã, Leiliana e Roberto.

Um salve aos amigos e parceiros de São Jorge:
Alex Gomes, Pousada Raízes, Pousada Casa Grande, Hostel Sucupira e Camping Kalabura.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436



VÍDEO