CACHOEIRA DO COZIDO E PONTE DE PEDRA

Local: Chapada dos Veadeiros, Cavalcante [GO] | Relato: Flávio Martins - 24/06/19

Feriado de Corpus Christi e nosso destino foi a Chapada dos Veadeiros, mais precisamente a região de Cavalcante. Batizamos esta Trip de Borda Norte, afinal a meta foi visitar duas belas atrações da porção norte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Quinta feira, dia 20 e cada um foi chegando em Cavalcante aos poucos. Como base o tranquilo, gramado, arborizado e bacana d+ da conta, o Camping Estância Solar. Muito bem cuidado pelo Seu Fernando e Dona Beatriz, o camping fica ali pertinho do Parque Lavapés, local onde fomos dar um “tibum” após a montagem do acampamento. A cachoeirinha do Lavapés é pequena, mas bastante agradável. Tem uma hidromassagem daquelas fortes ideal para tirar aquele peso e zica acumulados na rotina da cidade. A caminhada é bem curtinha e é local bastante frequentado pela galera da cidade e por visitantes. Demos sorte de não ter ninguém naquelas horas de curtição.
Voltamos ao camping e no fim do dia o grupo estava formado. Papo vai, papo vem, fomos jantar e ficamos até um tempinho curtindo a noite em Cavalcante. Retornamos ao camping que fica ali do lado da cidade e taca fogo na fogueira! Tem que ter uma fogueira para fechar a noite e ainda tivemos a presença da lua que estava em um quarto minguante, mas mesmo assim estava muito forte e bela como sempre.
Boa noite e um frio daqueles de ter que colocar roupas extras.

Bom dia camping!!
5:30 levanta e da aquela volta batendo no teto das barracas dos participantes da aventura.
Grupo pronto já com as vestimentas para trilha, mochila montada e as 6:30 da manhã chegamos no Hostel Casa de Mainha para bater aquele café da manhã caprichado e muito saboroso preparado pela Thais. Que rango bom!!
Encontramos com nosso amigo e guia Pedro Ivo, sem tempo a perder rumamos para a Fazenda Renascer onde fica a Ponte de Pedra. Aquele papo com algumas instruções e iniciamos a trilha. O percurso passa por uma bela mata bem preservada e logo começa a subida que vai até os 800m. O visual é muito bonito desde o início até o fim. As formações rochosas, aquela riqueza de plantas e flores do cerrado e sem falar no espetáculo que é a Ponte de Pedra. O complexo de atrações vai desde o belo poço da Ponte de Pedra, o Cânion do outro lado e ainda o fabuloso visual lá do Mirante. A dica é: Visite tudo isso com tempo para ficar curtindo. Realmente o local vale a pena ser visitado. Ficamos ali por boas horas naquele rito de esfriar na água gelada e esquentar na pedra quente. Hora de partir e curtir mais uma vez aquele belo visual da trilha. Logo então chegamos aos carros e fomos matar a fome em Cavalcante.
Mais uma noite de fogueira, lua, friozinho dos bons e amizade das boas!!

Neste dia de atividade, no retorno da Ponte de Pedra vivênciamos um incidente que mostrou a todos a importância de contratar um guia regional e associado. Relato do fato no link:
 A IMPORTÂNCIA DE 1 GUIA

Bom dia camping!!
Desta vez um pouco mais tarde e sem ir acordar a galera deixei cada um no seu tempo, mas dentro do horário.
Novamente fomos lá ficar forte com aquele rango especial da Casa de Mainha e sem presa ficamos até uma pouco mais saboreando aquele café da manhã especial.
Partimos dessa vez para a Fazenda Miraflores, local bem cuidado e preservado pelo casal Ricardo e Fabi. Dentro desta reserva natural fica a cachoeira do Cozido.
Deixamos os carros e partimos para a caminhada que pega uma trilha curta e tem uma subidinha até a grota da cachoeira. Uma descida entre as pedras e dá de cara com a bela cachoeira. Realmente a cachoeira do Cozido é muito bonita e todos fizeram aquela paradinha naquele mirante para registrar tal beleza. Descemos até o poço e a meta foi ficar ali curtindo até pedir para ir embora. Além da cachoeira do Cozido seguindo o fluxo existem outras quedas e belos poços para banho. O grupo ficou lá, esparramado curtindo toda aquela riqueza.
Depois de horas tocamos em frente e retornamos aos carros. Chegamos até um pouco mais cedo na pracinha do posto onde ficam os bares, restaurantes e lá cantamos os parabéns para nossa amiga Sirlene. Ainda teve um bolo delicioso, muita alegria e aqueles momentos que fortalecem a amizade. Voltamos para o camping, a última noite, a fogueira mais alta, musica, quase uma festa... ficamos alie até o sono derrubar cada um. Foi bom d+!!

Agradecemos a todos os participantes, pessoal de Brasília, Goiânia, a toda família do Seu Fernando e Dona Beatriz, nosso guia e parceiro Pedro Ivo, a Thais da Casa de Mainha, ao Ricardo e Fabi da Miraflores e ao Sr. Horley da Fazenda Renascer. Voltaremos Cavalcante!! Brevemente...

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436


VÍDEO