CATARATAS DOS COUROS E CACHOEIRA DO PAPAGAIO

Local: Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso [GO] | Relato: Flávio Martins - 26/05/19

Ybirá Açu, nome dado a esta nossa aventura que teve como objetivo conhecer uma cachoeira que fica no caminho de um dos cartões postais da Chapada dos Veadeiros.
Na fazenda Árvore Grande fica escondida a Cachoeira do Papagaio e outras menores que seguem subindo o Rio dos Couros. Daí batizamos nossa trip de Ybirá Açu que significa Árvore Grande.

Fomos curtir as Cataratas dos Couros e por conta daquele acesso por uma trilha curta (Para quem vai até a Cachoeira da Muralha) decidimos realizar nosso Camping Kids deste ano. Então fomos lá colocar essa galerinha para uma vivência inesquecível!!

Nossa base foi o bem estruturado e organizado Hostel e Camping Catavento. Parceiros de boa data e com local ideal para levar os pequenos para um camping na Chapada. O pessoal foi chegando, cada um na sua pegada e nos seus horários. Uma das razões de utilizarmos as caronas solidárias, a flexibilidade de horários de cada um. O primeiro dia foi mesmo apenas para reunir o grupo, ficar curtindo uma boa fogueira e aquele clima da Chapada.

Sábado de sol!! Depois de um delicioso café da manhã do Catavento e todos arrumados para a atividade, partimos para a região dos Couros. A estrada é longa e sua distância de 16 km de asfalto e depois mais 35 km de terra saindo de Alto parece aumentar com a expectativa.
Chegamos no estacionamento um rápido bate papo com o grupo e descemos até a Cachoeira da Muralha. Este ponto com dois belos poços e com uma muralha de pedra com cachoeiras foi nosso local de apoio e ponto final para a criançada. Uma frondosa sombra de uma árvore serviu de base, ali todos deixaram suas tralhas e equipamentos e sem cerimônia muitos partiram logo para um mergulho.
Depois de um tempo alguns integrantes do grupo seguiram rio abaixo até a garganta. Esta trilha é muito bonita, vai passando por algumas quedas e belos poços. O sol estava fortão, castigando e deixando todos aflitos por um banho. Depois de descer até a garganta, dar aquela refrescada era hora de voltar.

Depois de um bom tempo na região da Cataratas dos Couros chegou o momento do almoço.
Foi só o tempo de juntar o grupo e partir para o Restaurante da Dona Eleusa. Aquela refeição típica da roça, saborosa e farta que depois de um pratão é normal bater aquela moleza, vontade de ficar e arrumar um canto para deitar. Não teve moleza... Foi só o tempo de tomar um café para dar aquela acordada e depois pegar a estrada de volta.

Como falamos antes, no caminho, meio escondidinho está a Cachoeira do Papagaio.
Chegamos na Fazenda Arvore Grande o sol já estava quase indo embora, mas deu para conhecer a região. O rio dos Couros forma algumas cascatas, a Cachoeira do Papagaio, muita opção de banho e bons locais de ficar com a turma. Mesmo na correria do fim do dia, a Cachoeira do Papagaio deixou a certeza de que voltaremos lá.

A noite foi uma confraternização típica do DOCERRADO.com.
Churrasco, fogueira, bom papo e muita risada até doer o pé do bucho. Já o domingo foi livre, onde cada um faz o que quiser. Alguns já se jogaram cedo na piscina do Catavento, outros desmontavam o acampamento e outros ficaram de bobeira mesmo, só curtindo o dia na Chapada.

Agradecemos de coração a todos e nossa maior felicidade é ver as crianças, os adolescentes e os veteranos aventureiros curtindo, ficando cansados fisicamente, de alma lavada e com boas histórias para contar.

Faça parte do nosso grupo no Whatsapp e embarque nas próximas!!
+ informações: (61) 98232-7436



VÍDEO