LAGOA SANTA

Região: Lagoa Santa [GO] | Relato: Flávio Martins - 05/03/19


4ª PARTE: LAGOA SANTA

Já que estávamos ali resolvemos conhecer a Lagoa Santa. De Chapadão até lá pode colocar 200Km na conta, mas vale a pena. No local existe o Thermas Lagoa Santa que deixou um tanto a desejar com seus serviços de “hotel”. Estávamos ali mesmo era para conhecer a lagoa e entramos no clima e participamos até de um bingo que é logico a animação ficou por conta do nosso grupo.

A Lagoa Santa é uma nascente com fontes naturais sulfurosas, a temperatura pode chegar a 31ºC e possui 33 composições naturais, comprovadas por análises científicas que faz muitos acreditarem que faz bem pra alguma coisa. Se faz bem mesmo não sei, mas que é bonita é!
Por ter o fundo de calcário em algumas partes, em outras pedras de rio e uma vegetação subaquática bonita faz os mergulhos levarem um bom tempo.

Dizem que no início do século XIX os desbravadores sertanistas chegaram na região em busca das terras centrais do Brasil. Um tal de Virgílio Martins Ferraz, desbravando esta região entre 1880 e 1890 acompanhado de dois nativos lá das Minas Gerais em uma de suas caçadas para garantir a carne, na região de uma vazante deslumbraram-se na mata ciliar, às margens do Rio Aporé, uma lagoa límpida de águas quentes com grande variedades e quantidade de peixes. Deram um mergulho e sentindo uma melhora no animo, passaram a acreditar então no poder medicinal das águas, motivo da origem do nome, Lagoa Santa.

No último dia, quarta-feira santa depois do almoço pegamos o rumo de volta para Brasília. E depois de mais de 1630Km percorridos passando pelas cidades de: Brasília, Goiânia, Rio Verde, Serranópolis, Chapadão do Céu, indo até o PN das Emas, voltando para Chapadão do Céu, tocando até Aporé, indo até Lagoa Santa, voltando por Quirinópolis, passando por Santa Helena de Goiás, Goiânia e enfim chegando em BSB.

Embarque nas próximas atividades, entre em contato e vamos nessa!!



VÍDEO