EXPLORA ESTRADA COLONIAL + PIRI COM CORA

Região: Cocalzinho e Pirenópolis [GO] | Relato: Flávio Martins - 10/12/18

Aproveitando o destino, aquela quebra de rota que sai um pouco da normalidade, e buscando novos lugares aproveitei a ida para Piri e tracei uma rota alternativa para conhecer uma cachoeira que já fazia um bom tempo que rabiscava o mapa das próximas investidas.

Sozinho e sabendo que teria pela frente um bom trecho de estrada de terra, sem ter noção das condições das estradas parti em uma sexta com um sol maroto, coisa rara para esta época de chuvas. Ao abandonar o asfalto a atenção foi redobrada, mesmo com um 4X4 qualquer vacilo como uma quebra, pane, ou até uma ancoragem do diferencial em uma vala para quem está sozinho se torna uma baita dor de cabeça. Todos os possíveis riscos devem ser estipulados e até rotas de fuga, e pontos de socorro devem ser levantados. No GPS tinha 3 rotas distintas para chegar até a fazenda da cachu e topei encarar o caminho mais curto. Adentrando no Goiás fora de estrada, com um “Off Roadizinho” dos bons, algumas erosões, passagens por grandes poças e trechos de lama. A paisagem é muito linda, o trecho percorre a crista dos morros da região, lembrando que está estrada faz parte da velha Estrada Colonial.
A entrada da fazenda fica no entroncamento de 4 estradas de terra, uma encruzilhada de areia branca, típica da região alta do cerrado. A conferida no GPS velho de guerra e entramos na fazenda que parece até um haras. Bem recebido pelo Baixinho mostrou a estrutura da sede, passou algumas informações sobre a região, ensinou o caminho para a cachoeira, e em menos de 800m já estava lá.
A Cachoeira é muita linda, poço bom para banho e água com temperatura morna por conta das chuvas. O carro chega ali na beira da cachoeira colocando o local como ideal para familias e aqueles que buscam uma bela cachoeira mas evitam caminhadas. Certamente voltaremos ao local para curtir com mais tempo este pedacinho do paraíso.

BRAINSTORN 2
Um encontro da galerinha nova que vem chegando no Trade Turístico da região do Goiás, Distrito Federal e futuramente Sul Americano. Constumo chamar estes enconntro de "Brainstorn" porque a galera coloca a cabeça para pensar, praticando reais situações e elaborando algo novo no universo do turismo. Organizado pelo Senac Turismo, polo de Caldas Novas, mais uma vez estivemos juntos só que desta vez em Pirenópolis. O roteiro bem elaborado, uma mistura das vertentes do turismo com cultura, história, conhecimento sobre práticas produtivas como a permacultura, trecho da trilha de Cora, curiosidades e toda essa informação somada com a troca de experiência entre essa galera do turismo que vem chegando com muita determinação.

Fim de semana proveitoso, mais um local rabiscado no nosso mapa e ainda aquele encontro fera com a galera do turismo. Brevemente um roteiro especial para esta cachoeira e outras atrações da Estrada Colonial.
Agradecimento ao pessoal do Senac Turismo, polo de Caldas e a nossa base em Piri, Hostel Casamatta.

Ficou afim de conhecer Pirenópolis, trilha de Cora, ou a região da Estrada Colonial?
Entre em contato, saiba mais sobre esta aventura e vamos nessa!!

EXPLORA ESTRADA COLONIAL+ PIRI COM CORA



VÍDEO