LITORAL NORTE - SURF TRIP 2

Região: Ilha Bela, Baraqueçaba, Maresias, Bertioga e Guarujá - Litoral Norte [SP] | Relato: Flávio Martins - 23/03/05

Desta vez partimos para conhecer algumas praias no litoral norte paulista. Passamos por Santos onde visitamos um mirante que possui um marco que seguindo em uma linha imaginaria chega a Brasília, este foi traçado por Oscar Niemeyer. No mundo do surf o destaque é o pico denominado Quebra Mar, um mar liso que resulta em uma ótima escola de surf. Não é a toa que é o local da escola de surf do renomado Picuruta. Além disso, é marcante quando nos dirigimos para a praia logo cedo e percebemos a presença de muitos surfistas antigos e estes todos se conhecem e fazem bonito no surf clássico do Long Board.

ILHA BELA
Depois de alguns dias conhecendo Santos subimos para o norte rumo a Ilha Bela. Com o tempo fechado e ate uma árvore caída na estrada não fez com que o pessoal desistisse de conhecer algumas praias como a do Curral e a do Julião. Apenas dois dias para conhecer a Ilha realmente é pouco, pois tal beleza merece muito mais dias para desbravar todas suas atrações, afinal são 45 praias e uns 130Km de extensão de orla, isso cortado por reentrâncias. Ilha Bela tem o tamanho de quase 350 quilômetros quadrados composta também de várias ilhas e ilhotas e fica relativamente de frente para o município de São Sebastião, por onde realizamos o acesso via balsa. Justamente o lado mais habitado é o que fica de frente para São Sebastião e é o lado que possui praias mais calmas, que ficam mais cheias de turistas e em consequência mais sujas, mas nada que tire a beleza dos locais. O outro lado que não visitamos é menos visitado com uma praia apenas que possui acesso de carros e dotados de tração 4x4. Certamente é um local que merece uma segunda visita, pois possui várias cachoeiras e alguns picos altos como o de São Sebastião com 1378 metros.

BARAQUEÇABA
Retornando de Ilha Bela passamos por Baraqueçaba, onde além da praia também subimos no mirante que do seu alto podemos perceber a beleza da região e da mata atlântica. A praia possui ondas tranquilas, boas quem para quem estar iniciando no mundo do surf. Vale a pena dar uma parada e algumas horas na água.

MARESIAS
Conhecida no mundo do surf pelas qualidades das ondas e também pela agitação noturna, Maresias conta com um mar de ondas mais fortes e não muito indicada para iniciantes, ate porque existe o famoso crowd e quando o mar esta crowdeado iniciantes não possuem certo direitos Além do fator do bairrismo e um mar bravo decidimos ficar curtindo a praia de uma forma mais banhista do que surfista.

PRAIA DA ENSEADA - BERTIOGA
Cansados mas ainda com pilha para mais um pulo na água, partimos para a Praia da Enseada que fica em Bertioga. Uma praia extensa de mais ou menos 12Km onde para chegar nas ondas neste dia o cara tinha que remar e muito, mas com o esforço recompensado depois do quebra mar. Curtimos algumas horas e pernoitamos em uma casa em um condomínio ali próximo.

PRAIA DE SÃO PEDRO - GUARUJÁ
Uma das praias mais bonitas da região, bem diferente das outras onde uma areia branca e algumas pedras formar uma pequena enseada, com suas boas onda no local é comum uma galera de pranchas disputando as ondas. O local possui um acesso complicado pelo fato de ter que passar por dentro de um condomínio, assim existe um controle e não se espante se chegar lá você ter que pegar uma fila de espera para entrar. Caso tenha algum conhecido que possua casa no local ai é so entrar sorrindo. Lembrando que não existe comércio na praia, então leve o rango mais pegue leve.

LITORAL NORTESURF TRIP 2