CACHOEIRA DOS CRISTAIS

Região: Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso [GO] | Relato: Flávio Martins - 06/02/17

Praticantes de Yoga e de horas e horas de meditação perguntaram se poderia ajudar a encontrarem um local onde não precisassem de carro para chegar a uma cachoeira, um camping fora da cidade com estrutura de cozinha, e o mais importante foram os requisitos especiais: A solidão, sem muvuca e se conseguisse que tivesse apenas o som dos pássaros, do vento e de uma cachoeira seria mais que o ideal. Desafio aceito!

As ideias de viagens foram apresentadas e em um dia qualquer no meio da semana conseguiram uma folga, partimos então para a trip escolhida. Chegamos ao local do camping onde as instalações foram mostradas, assim como a lanchonete e restaurante, o visual do mirante e de cara a pequena trilha que percorre acompanhando o rio Cristal.
Descendo em direção ao vale do Moinho a trilha passa por diversos poços, cachoeiras e quedas d’águas. A trilha não é longa, mas na volta a subida é boa, então o recomendado é descer até a ultima cachoeira e voltar visitando as outras quedas. O caminhante visita a Véu de Noiva, Segredo, Corredeiras, Recanto da Paz, Paraíso, Massagem e o Poço da Vovó.
Escolheram a ultima cachoeira e ficaram lá meditando e por ser dia de semana a cachoeira era apenas deles. Depois de ter levantado o acampamento, organizado a área chegou a hora de descer até a última cachoeira para desperta-los de sua meditação. Retornamos pingando entre as outras cachoeiras e fazendo paradas para contemplação, afinal cada queda tem uma particularidade e beleza. Ao final ficamos por um tempo na área da lanchonete e curtindo o visual do Vale do Moinho e a Serra da Baliza.
Depois do magnifico por do sol, de um bom banho partimos para matar a fome em um restaurante em Alto Paraíso com culinária de preferência dos amigos viajantes. Curtiram os pratos e satisfeitos com a indicação voltamos para o camping onde tivemos o sono merecido ao som apenas do vento, de pequenos animais noturnos, e trovões que ecoavam atrás da serra.

No outro dia depois de um café da manhã especial para o casal, ficaram livres para curtir a área, cachoeiras, poços, e depois do almoço retornamos para Brasília.
O proposito foi alcançado e o melhor é receber o agradecimento por ter acertado no local, o dia, o camping, a alimentação de acordo com as preferências do casal e a satisfação estampada verdadeiramente em sorrisos e fortes abraços na despedida.

CACHOEIRA DOS CRISTAISChapada dos Veadeiros