FAROL DE SANTA MARTA - SURF TRIP 1

Região: Farol de Santa Marta [SC] | Relato: Flávio Martins - 27/12/04

O Farol de Santa Marta fica localizado aproximadamente 120km de Florianópolis com acesso via balsa pelo canal da Barra em Laguna. Outra opção de acesso é vindo pelo sul via Tubarão. Chegamos a Laguna depois de uma peregrinação pelos aeroportos de Brasília, São Paulo e Curitiba, depois embarcamos de ônibus para Florianópolis e partimos para Laguna, toda essa romaria foi pelo fato de ser alta temporada e os melhores preços ficaram com essa rota. Chegamos tão tarde que ficamos receosos de não encontrar mais transporte para o Farol. Nossa sorte foi que encontramos o motorista Patrick que já estava encerrando o dia de trabalho fazendo as travessias, mas quebrou um galho e salvou a galera de passar uma noite em Laguna.

PRAINHA
Depois da saga para chegar ao Farol nos deparamos com uma praia com ondas tranquilas e bem formadas, quando entra o vento Sul pegando de terral rolam ate alguns tubos, e é muito boa para quem está iniciando no mundo do surf. Ficamos de frente para a Prainha onde de um lado temos o Farol e do outro um morro que da acesso a praia grande. A noite esta rua é um dos pontos da badalação.

CARDOSO
Um dos principais picos de Surf no Brasil, a praia do Cardoso já teve registro de ondas com 10 pés. Com ventos Nordeste ou Oeste a onda quebra gorda, forte e manobrável. A praia também tem como destaque a sua grandiosidade e uma larga faixa de areia, no final existe uma formação rochosa que vale a pena curtir o visual lá do alto. Para os iniciantes no surf vale a pena lembrar que não é muito indicada, pois é mar aberto e no fundo existem muitas pedras. A praia também é conhecida como praia dos Pescadores, pois dela partem embarcações para o alto mar. So existem barracas no início da praia, isso faz com que as pessoas entrem com os carros pela areia fazendo assim um ponto de apoio.

PRAIA GRANDE
Atravessando o morro no lado oposto do Farol chega-se a praia Grande. Com este nome da para imaginar o tamanho da praia. Além de ser tranquila, a praia conta com dunas que possibilitam a prática do Sand Board, Motocross e Off Road. A dica para esta praia é que os visitantes levem mantimentos e água, pois não existem barracas ou algum ponto de apoio.

O FAROL
Fechado para visitação o farol de Santa Marta foi construído em 1891. Com seus 26 metros de altura é o farol que possui o maior alcance da América Latina com 46 milhas náuticas, ou 85 quilômetros. Mesmo não podendo entrar no farol, vale a pena subir o morro e curtir o visual, em especial o nascer e o pôr do sol.

FAROL DE SANTA MARTASURF TRIP I