BARROCO, VÉU DE NOIVA, CAPIVARA, LAVAPÉS E POÇO ENCANTADO

Região: Chapada dos Veadeiros, Cavalcante [GO] | Relato: Flávio Martins - 04/02/05

PARQUE LAVAPÉS
Após termos nos instalados partimos para visitar um ponto bem ao lado da cidade denominado Parque Lavapés.Por estar bem próximo a cidade o acesso pode ser feito a pé deixando o carro em Cavalcante. Dentro do parque Lavapés um pequena trilha leva a uma cachoeira com um poço que possibilita um agradável banho e uma vista para o morro do Buraco do Ouro e para a Serra São Pedro. O local é bom para quem chega à cidade e não quer perder um dia sem visitar algum ponto.

CAPIVARA
Saindo de Cavalcante passamos pela parada obrigatória do mirante para curtir o belo visual e depois seguimos para o povoado dos Kalungas por uma bela estrada que chega a cachoeira Capivara. Com uma trilha de fácil acesso, mais ou menos 600 metros de caminhada, chegamos ao encontro dos rios Capivara e o córrego Tiririca. A maior cachoeira possui um grande poço que é o destaque desta linda paisagem.

BARROCO
Com a indicação do guia Pedrão, partimos para conhecer uma cachoeira onde o acesso é permitido só para pessoas autorizadas. Mais uma vez a estrada com sua paisagem faz a diferença deste lado da chapada. A trilha um pouco longa tem uma extensa pedreira que leva seus visitantes a queda da cachoeira que possui águas escuras e forma uma correnteza relativamente forte.

VÉU DE NOIVA
Para chegar a Véu de Noiva o visitante, caso possua carro com tração 4x4, poderá fazer uma trilha bacana, onde reduz bastante o tempo e a distância da caminhada. Já na subida antes da queda existe um belo poço que é parada obrigatória para se refrescar e continuar até a cachoeira. Deste lado de Cavalcante as águas são escuras, diferentes das águas do lado do Engenho.

POÇO ENCANTADO
Voltando para Brasília sempre é bom passar em um ponto que fique já no caminho de volta.Um dos pontos preferidos de quem volta de Cavalcante é o Poço Encantado. Uma linda queda com um poço enorme e que possui acesso muito fácil é comum que fique lotada de visitantes.

BARROCO, VÉU DE NOIVA, CAPIVARA, LAVAPÉS E POÇO ENCANTADOCavalcante